23.3.05

II. Eu não tenho nada a ver com isso

O Presidente eleito Lula da Silva fala aos jornalistas acompanhado do senador José Sarney, 2002 (foto de Orlando Brito)

A minha amiga Simone Villas-Boas voltou a mandar notícias do Brasil. Desta vez, salienta um artigo da Revista Isto é, intitulado "Os Fatos da Era Lula".

Deixo-vos o artigo no português do Brasil:
  • Medida em reais, a carga tributária em 2004 cresceu 11% acima da inflação. Foi o dobro do crescimento econômico do Brasil.
  • Os impostos sobre consumo subiram de 34% para 36% do PIB, enquanto os impostos sobre a renda e patrimônio ficaram estáveis em 17%. Resultado: o grosso da carga tributária ficou para os consumidores mais pobres.
  • A carga tributária sobre o setor interno da economia saltou de 38,76 % para 40,28% do PIB. Quem não exporta passou a carregar o piano.
  • Os impostos diretos passaram a representar 4,6% do consumo mensal das famílias ­ mais do que o gasto em educação.
  • Enquanto isso, os gastos com o pagamento de juros da dívida cresceram 8,48% e as despesas com a máquina administrativa federal aumentaram 9,15%.
E agora, o que cantaria o grande Vinícius? O Poeta Aprentize, Chorando para Pixinguinha, São Demais os Perigos Desta Vida ou Eu Não Tenho Nada a Ver Com Isso?
Acho que ele_______e Jobim, me responderiam: O Que Tinha De Ser!

Sem comentários: