19.3.05

Contra Divas: Fazer dieta


Concentrar-me em não
comer faz com que tenha mais vontade de comer. normalmente, passam-se horas sem que me apeteça comer. as dietas foram inventadas para quem é paranóico por comida. eu não sou, mas passo a ser.

As dietas mais idiotas: as que seleccionam uma ementa fixa. Exemplo: dieta das sopas. É evidente que o efeito vai ser desejar sofregamente o oposto da sopa, ou seja apos. apos inclui tudo.

E todas as dietas são anti-pedagógicas: proibem. Sem querer, passamos a desejar esses frutos, só porque são proibidos. Fazer dieta é cegar os sentidos, ou tentar enganá-los. É claro que quando existem problemas de saúde, não há nada a fazer, senão cegar. Mas quando se trata de perseguir ideais de beleza, há que ponderar. Em termos de retórica, podiam limitar-se a definir os limites, pela positiva. (mas mesmo assim, quem não gosta de desafiar os limites?)

Na prática, o resultado que conheço é: fazer dieta ‡ emagrecer.

Mas a ineficácia das dietas têm um efeito de médio/longo prazo a considerar: não emagrecer = sentir-se mal consigo próprio, entristecer, perder o apetite, emagrecer.

Parece que não há nada a fazer, as medidas certas perseguem-nos. São as nossas burkas. E está tanto calor! e está tanto calor...

Sem comentários: