6.1.05

A carne e o diabo


Paulo de Sousa

O que determina o nosso destino amoroso? O que nos leva à dependência da droga ou ao vício do jogo? O que nos transforma em assassinos em série? Por que desejamos ter poder? Quem controla o que nós somos?
- O diabo. "Se eu não existisse, nada existiria, porque não haveria nada contra o qual se opôr" - fê-lo dizer Fernando Pessoa.
Invenção de um poeta? Talvez não.
Jean-Didier Vincent é um dos mais famosos biólogos do nosso tempo e professor de Neurofisiologia no Instituto Alfred-Fessard. Escreveu La Chair et le Diable onde explora o princípio de oposição, desde a vida animal ao cérebro do homem. Ler este cientista é fazer uma viagem ao conhecimento. Em Portugal não encontrei este livro (tenho o das Éditions Odile Jacob, Paris, 2000) mas encontrei outros, do mesmo autor. Aconselho mesmo. E a linguagem é muito acessível (diz uma socióloga que gosta apenas de ler sobre biologia e neurobiologia). Eis o que encontrei:
- Biologia das Paixões, Ed. Europa-América, Col. Biblioteca Universitária
- A Vida é uma Fábula, Ed. Temas e Debates, 1999
- O que é o Homem?, Ed. ASA (co-autoria com Luc Ferry)
Não há acto sem emoção subjacente e a palavra é o mais apaixonado dos actos. As minhas palavras e os meus gestos, por um lado, os meus prazeres e as minhas dores, por outro, não existem uns sem os outros; eles encontram-se todos nos caminhos do céu e do inferno. (pp 120)

4 comentários:

r.e. disse...

obrigado pela sugestão. o tema é interessante, sem dúvida. fizeste-me recordar um livro do Asimov, não-ficcional, de ensaio, "tão longe quanto chega o olhar humano". conheces? vou estar atento a este teu Vincent. beijinho. J.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Não conheço o Asimov mas vou "cuscar". Não foi hoje o concerto?
bjs

r.e. disse...

é hoje. às 21.30 no teatro ao lado do hotel imperial (não me recordo o nome do teatro). se fores, depois diz o que achaste :) obrigado pela tua visita. "...para agradar ao Diabo" é ainda work in progress... Beijo. Jorge

LjoSaLfAr disse...

O título que refere: "a carne e o diabo" já está editado em língua portuguesa pela Europa-america. Cumprimentos