18.1.05

Mulheres de África


Quem tem um ovo no saco não dança (provérbio africano)

A África Negra produziu ao longo dos anos um número incomensurável de mulheres cantoras. A sua música sempre me perturbou. Isto quer dizer emocionar, impelir à dança, enlevar-se.
Se aqui vou deixar alguns nomes é porque me parece importante quebrar a imagem estereotipada da mulher e da música africanas. das duas. Ouvi-las cantar é atravessar linguagens e romper barreiras culturais.
Mirian Makeba, sul africana, é a Mama África. É uma lenda viva. Nasceu em 1932 e, devido à política de apartheid, passou os seus primeiros seis meses de vida numa prisão com a mãe. A mãe, curandeira, chamou-lhe Zenzi, diminutivo de Uzenzile, que significa "não podes culpar ninguém, a não ser a ti própria".
E Makeba é um exemplo de força. Em 1963 discursou nas Nações Unidas e tornou-se a porta-voz (não oficial) do movimento contra-apartheid, viveu exilada até à eleição de Nelson Mandela, em 1990.
Musicalmente, alcançou renome internacional muito cedo. Com apenas 21 anos tornou-se a vocalista dos Manhattan Brothers. Em 1959 consegue o papel principal em King Kong, um espectáculo da Broadway, e conquista a América. Cantou para o Presidente kennedy no dia do seu aniversário (não foi só a Marilyn Monroe). Trabalhou com Harry Belafonte, participou na digressão de Paul Simon com Graceland. Já actuou nas principais Salas deste mundo. Mirian Makeba é uma diva.
Canta em xhosa, zulu e inglês e o seu espectro musical é amplo, desde a música tradicional africana ao jazz.
As outras cantoras africanas que destaco também conheceram fama internacional. Angélique Kidjo (Benim), Yvone Chaka (África do Sul), Mbilia Bel (Republ. Democrática do Congo). E, é claro, Cesaria Evora, que em Portugal é sobejamente conhecida.
Um outro provérbio africano diz que "Deus soube esconder a nudez do milho sob folhas verdes". Retirem as folhas, uma a uma.

4 comentários:

Abc Dário disse...

Cara amiga/o,
Como não encontrei mail, vejo-me forçado a responder aqui, ao que nos propuseste.
É uma hipótese a considerar.
Manda um mail para o nosso conselho de Administração, para podermos elaborar um briefing.
Webraços

Horácio disse...

Gostei muito do post. Fica aqui mais uma cantora, da Etiópia, de que gosto: Ejigayehu Shibabaw (Gigi). Recentemente, Gigi, lançou um novo disco de seu nome Abyssinia Infinite. O seu álbum de 2001,“Gigi”, conta com a participação de consagrados nomes do jazz como: Wayne Shorter, Herbie Hancock e Pharaoh Sanders. Vale a pena conhecer.

com simpatia Horácio

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Obrigada pelo comentário e pela sugestão. Vou à procura!

Bin_tex disse...

Olá! Tenho passado por aqui sem deixar rasto..mas, um post sobre música africana não podia passar em claro:)

Gosto imenso de música africana, sobretudo saariana e sub-saariana, embora goste claro de outras sonoridades feitas um pouco mais a baixo.

Deixo aqui um link http://www.fairouz.com/

Senão conhecer, também aconselho Ali Farka Touré. Um dos melhores músicos africanos de sempre.

Nesse seu link do africanmusic encontrará informações sobre ele.

Bin_Tex