27.1.05

Spectrum 1


MRF, spectrum1, Aveiro, Hotel Arcada

Era uma vez um rapaz que se chamava Patrick Noel Süskind. Tornara-se alvo de troça na aldeia onde vivia, por razões que eu não vou inventariar, nem inventar. Rumou à cidade mais italiana de que ouvira falar. Arranjou emprego num Hotel, onde também pernoitava. Ocupava o quarto com o número 24. O quarto ainda hoje mantém essa identidade. E também mantém a orientação: virado para o mar (pressupomos, porque a vista não o alcança). O rapaz é que deixou de ser o mesmo. Houve alguma ocorrência extraordinária? Sim, conheceu uma pomba.
Já quase transpusera a soleira, levantara já o pé, o esquerdo, a perna já começara a dar o passo - quando a viu. Estava pousada diante da porta, a menos de vinte centímetros da soleira, iluminada pelo pálido reflexo da luz matinal que entrava pela janela.
Uma imagem, quantos espelhos e labirintos.

8 comentários:

Didas disse...

O hotel não se chama Arcada? :-)

A. disse...

de Süskind fica.me.. "o perfume" dos seus livros

Barão d'Holbster disse...

Ontem à noite estava muito cansado, fui para a cama cedo...
Adormeci por volta das 22h00 e logo comecei a sonhar. Sonhei que estava em excelente companhia embalado por uma caneca de chá (tília parece-me). Sonhei que a conversa deslizava sem controlo, que tanto se falava de livros como de ilhas, de blogs como de pessoas.
Acordei por volta das 2 da manhã para comer qualquer coisa, pois ainda não tinha jantado...

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Antes de mais, OBRIGADA Didas! Vejo o Hotel Arcada de minha casa e (seria pela hora tardia?) chamei-lhe arcádia!! Grande gralha! Valem-me estas aveirenses de gema!

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Shadow, O Perfume é o mais conhecido dos seus livros e tb gostei imenso. A Pomba e O Contrabaixo são dois livros pequeninos e deliciosos (um pouco kafkianos).

Januário, passo a publicidade, mas n' O Navio de Espelhos podes encontrar o Contrabaixo.

Barão, às vezes tb tenho sonhos desses, acordamos depois com fome e muito bem-dispostos!

armando s. sousa disse...

Se o livro A Pomba, está ao mesmo patamar de Metamorfose de Frank Kafka, só pode ser um grande livro.
Vou tirar as dúvidas, vou ler A Pomba.
Obrigado pela sugestão.

mfc disse...

Li apenas "O Perfume"...
Olha esta semana foi muito difícil!
Acabei agora de ler os teus posts e comentei o dos Dildos.
Um abraço.

Barão d'Holbster disse...

Eu já li a Pomba, e acredita várias vezes eu fui ver a capa para ver se o autor não era mesmo Kafka. Trata de uma situação surreal, não tão surreal como a metamorfose, mas que faz lembrar muito Kafka...