14.1.05

Canção para Carlos Paredes

Acabo de assistir à apresentação do álbum Canção para Carlos Paredes, uma edição da artemágica. O resultado de um trabalho que começou ainda antes do desaparecimento de Carlos Paredes.
Assisti a um verdadeiro recital pelas mãos de Luisa Amaro e Miguel Carvalhinho. A guitarra portuguesa e a guitarra clássica ora em diálogo, ora a solo. E pequenas estórias sobre o Mestre e as canções.
Estórias. A visita a Aveiro, há muitos anos, um passeio ao pé da ria depois de um espectáculo, partindo do Hotel Arcada, e uma camioneta que passa do outro lado do canal com um condutor que grita OBRIGADA PAREDES!
Verdes Anos, inspirados no Summertime de Gershwin, sabiam? E então um arranjo de Miguel Carvalhinho juntando as duas melodias. Soberbo.
Canções.
E os instrumentos. Formas, caixas, que também são beleza. Uma guitarra portuguesa abraçada, tacteada por uma mulher. Quase inédito. Uma guitarra clássica de 8 cordas, construída por Óscar Cardoso, nos dedos que serpenteiam de Miguel Carvalhinho.
Embalo.
Para rematar, o sentimento, a simplicidade e a simpatia dos dois.


Mensagem URGENTE para o público do Porto, Gaia, Matosinhos e arredores longínquos:
  • Sábado, dia 15, Luisa Amaro e Miguel Carvalhinho vão estar na FNAC da rua Santa Catarina (Porto) às 15:30, e no GaiaShopping às 22:00 horas.
  • Domingo estarão no NorteShopping às 17:00.
A entrada é livre. Mas o sentido é obrigatório.

4 comentários:

Pedro disse...

Obrigado, não estava atento à programaçao FNAC.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Vais/foste lá? Gosto muito deste álbum, sobretudo da última canção, que mistura duas melodias: Verdes Anos e Summertime.

Anónimo disse...

Na FNAC definitivamente não foi o mesmo.
As mesmas pessoas, as mesmas guitarras, a mesma música... Há um certo namoro entre a música, quem a toca, os que a ouvem, onde até os livros que nos enchem as estantes terão participado, tenho a certeza. Só para alguns, bons, apaixonados... os eleitos que sairam do sofá nessa noite fria para vir até ao Navio de Espelhos fazer acontecer o que todos sentimos. Há ocasiões assim raras, ouvir dizer a Luísa no Porto que estavam cansados, é que depois de ontem...
Ficou qualquer coisa no ar que ainda embriaga.

Obrigada também a esta diva luminosa que para além de vir nessa noite encantou.

Sónia Sequeira

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

De facto deve ser difícil reproduzir num espaço FNAC a sensação de proximidade e intimidade que vivemos no Navio de Espelhos. Obrigada por oferecerem à cidade esses momentos. Pena que não sejam mais os que aderem às vossas iniciativas. (por outro lado, se houvesse uma multidão, não seria tão mágico!

Beijos grandes à Diva Sónia Sequeira