22.1.05

Dormir acordado


Adelia Mostar

O que guarda a memória no seu saco? O que é que a leva a descobrir no imenso território do nosso passado aquelas imagens precisas, aquelas cenas precisas que ocupam o lugar das nossas recordações? Entre essas recordações, sempre mais ou menos retocadas, até inventadas, privilegiamos algumas. Raras e tão mais preciosas, aquelas que estão ligadas aos nossos primeiros anos; ainda menos numerosas as que pertencem aos anos posteriores. Como nós as acarinhamos, como nós as conservamos, evoquem elas momentos de felicidade ou de sofrimento, de triunfo ou de humilhação! Elas fazem-nos companhia e nós não queremos que elas nos deixem. Visitamo-las de tempos a tempos, correndo o risco de as repisar; o que preferimos é que elas surjam inesperadamente, prova de que elas, pelo menos, não nos esquecem.*


Hoje, a minha proposta é que as provoquemos, às memórias! Fazemos deste texto o mote, e vamos todos procurar as nossas memórias mais longínquas, felizes ou nem tanto. Se forem passíveis de partilha, guardem-nas aqui.
Vou deixar-vos umas das minhas, das mais antigas. ou talvez eu as tenha inventado.
(1) Tenho três ou quatro anos, estou sentada no chão da sala, e estou a brincar com outra criança. Ela esconde-se debaixo do tapete e faz barulhos que me fazem rir. Estou feliz. (a minha mãe diz que eu adorava imitações de animais e que esse amiguinho sabia "rugir" como os leões)
(2) Teria 2 anos e meio. A minha irmã ía nascer. Enquanto a minha mãe está na maternidade, fico em casa de um casal amigo dos meus pais. Eu acho que me lembro do momento em que eles me deixaram nessa casa. Querem que eu suba as escadas da entrada e eu choro imenso e resisto, não quero que me "abandonem" ali. "Lembro-me" perfeitamente das escadas.



*in J.-B. Pontalis, Le Dormeur éveillé, Mercure de France, 2004, pp 25 (tradução minha)
Caras Editoras, é urgente publicar J.-B. Pontalis!

3 comentários:

A. disse...

2/3anitos... fiquei fechada num wc d defecientes, que como qlq bom wc tuga situado numa escola e no bloco dos porofessores.. serve... isso mesmo... para arrumar material de limpeza...
recordo com carinho pk fikei la trancada com uma amiga minha... as nossas mamãs trabalhavam la as duas... e logo nos estavamos sp por la...

anos e anos.. apos... ainda nos damos tão bem... mm seguindo caminhos tao diferentes como Desporto vs Medicina... fato de treino e cabelo sp apanhado à prof d ed. fisica... vs... saia.. tunica... cabelo ate ao rabo... num estilo medecinedico e com bom estilo goth... mas sem furos...

e ainda hoje... sempre que me cheira a fotocopias (aquele cheiro quentinho do papel com a tinta) me lembro dakeles velhos tempos.. que cresci... com alg tao fantastico... a correr pela sala dos professores e pela reprografia da escola... enfim.. à quem goste de cheiros estranhos como gasolina... ou gosto do de fotocopias...

A. disse...

ps: e tantas conversas de me lembro de ter.. pelos 3/4 e 5 anos.. com ela.. chega a ser assustador lembrar de tanta coisa naquela idade... pk normalmente as pessoas julgam que sou doida... se conto as situaçoes com dialogos e tudo... mas.. ela confirma... e ainda se lembra de outras que não fazia ideia =)

chega a ser carinhosamente assustador

Anónimo disse...

entre o sonho e a dor. FENDA. estes já começaram.