14.5.07

Meme

Uma Simples Cubata levou-me a ler umas coisas sobre memética... ao desafiar-me para reproduzir um meme. Pois bem, um meme é aquilo a que eu chamava gene cultural (termo que inventei ou me ocorreu de imediato ao ler a auto-biografia da Filomena Mónica).

O elemento ambiental do meme é, por norma, outro humano, a partir de quem a informação de um certo comportamento é obtida e imitada, mas também existem ambientes inanimados geradores de memes. Estas fontes inanimadas de informação são designadas pelo termo "sistemas retentores", e é esse o caso dos livros ou dos blogues.

Isso quer dizer que, de forma mais ou menos consciente, os visitantes do sistema retentor Divas & Contrabaixos têm andado a captar "ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma", desde Novembro de 2004, data de início do blog. ---- o que me parece uma boa razão para não propagar agora nenhuma ideia potencialmente memética.

--- mas como estou com dificuldade para me despedir do universo de Teolinda Gersão, de quem li quase toda a obra recentemente, vou deixar uma citação, que traduz bem a minha ideia da História das civilizações--- e da pequena história de cada um:

"Precisávamos de tempo mas o tempo cercáva-nos, cada pedra começava milénios atrás e tudo, segundo o guia, era digno de menção e de memória."

Fragmento de Roma, in A Mulher que Prendeu a Chuva de Teolinda Gersão
Sudoeste Editora, Março 2007



Devo passar o desafio a outros seis blogues--- que nos-transmitem-excelentes-memes-todos-os-dias (pelo que nem espero resposta)(convidar e desobrigar de imediato também é um comportamento memético emergente): [Correio Eletrônico], O que cai dos dias, Roubarte, Rendez-vous (CSD), Tabacaria, Voz Oblíqua,

Sem comentários: