26.5.07

Comunicar é preciso


A Igreja das Carmelitas, uma das mais belas de Aveiro, abriu as portas ao público (desde 4 de Abril). Foi restaurada e vale mesmo a pena a visita! Acreditem que franquear aquela porta na Praça Marquês de Pombal é garantia de deslumbramento. A riqueza das paredes azulejadas, os motivos e a intensidade da cor nas pinturas do tecto, o ambiente envolvente que a luz filtrada pelas janelas favorecem, deixam-nos forçosamente contemplativos e deleitados. Entrar naquela Igreja é também forçar-nos a uma pausa no quotidiano. Quando por lá passo, é raro não entrar, nem que seja por uns segundos, para buscar o belo, o repouso ou o empolgamento, a sensação de regresso a um passado glorioso, mesmo que excessivo, na fé e na ostentação. Deambulo por ali, é uma Igreja pequena, fixo mais um pormenor...

Mas nunca vi nenhuma informação, um folheto mínimo, que esclarecesse o visitante sobre a história da Igreja ou sobre as pinturas e azulejos recentemente restaurados. Especulamos pois, certamente mal, sobre os factos históricos e os sentidos que nos invadem os olhos.


Retrato de Santa Joana Princesa
Nuno Gonçalves, 1472-1475


Leio no site do IPM que essa abertura foi "assegurada pelo Museu de Aveiro durante o período de obras do Museu, na sequência de protocolo entre a Paróquia da Glória, o IPPAR (Direcção Regional de Coimbra) e o Museu. O Museu de Aveiro fica agora com um circuito de visita aberto ao público constituído pela Igreja do antigo Convento de Jesus, de Aveiro, e Túmulo da Princesa Santa Joana, (do Museu de Aveiro), e pela Igreja das Carmelitas, de Aveiro.
O horário de abertura ao público é das 10.00 às 13.00 e das 14.00 às 17.30, de terça-feira a Domingo, (excepto os dias feriados de 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, dia 1 de Maio e 25 de Dezembro), sendo a entrada gratuita.
"

Leio no site do IPM porque o Museu de Aveiro não tem site!


O Museu não tem site mas "Aveiro e o convento no tempo da Princesa Joana" poderão vir a encantar os mais pequenos. Acabo de ler numa pequena nota de imprensa que no dia 29 de Maio vai acontecer o lançamento do site infantil Era Uma Vez Em Aveiro, um projecto gerido pelo Museu de Aveiro. O site já está on line, pelo que os nossos filhos/alunos já podem começar a explorá-lo. Quanto aos adultos, especular sobre factos e sentidos faz parte da nossa civilização! E enquanto esperam pela sua vez, também podem ir até lá. A visita virtual é divertida!

Sem comentários: