21.10.07

Vou andar por aqui

Cine Eco

Este ano participarei no Festival com um objectivo muito especial: seleccionar os filmes que serão incluídos na Extensão do CineEco em Aveiro. Não, não tenho ainda nenhuma garantia de que esse projecto (diga-se que de mui fraco investimento, em termos financeiros) possa vir a ser realizado. Mas acredito que a CMA possa vir a compreender o interesse de apresentar nesta cidade cinema de qualidade centrado na temática ambiental.

O ano passado, o vencedor do Prémio Lusofonia do Cine Eco foi o filme
Ainda Há Pastores? de Jorge Pelicano. A porta abriu-se de seguida à sua participação em vários festivais internacionais, nomeadamente no FICA e no Festival Cinemambiente de Turim. Neste último ganhou o GREEN AWARD, a maior distinção do cinema ambiental.

A generalidade do público desconhece este tipo de festivais e a qualidade dos filmes, do ponto de vista dos conteúdos e/ou da estética. Os documentários que abordam questões ambientais mais acessíveis são os televisivos - alguns de excelente qualidade, mas a linguagem do cinema ambiental é distinta. É mais cuidada do ponto vista formal e mais diversificada do ponto de vista temático. Nesta edição 2007 estão a concurso 58 obras oriundas de 21 países pelo que a pluralidade de linguagens, prismas, olhares culturais originais, nem é uma condição, mas um pressuposto.

Conto com o apoio de todos os aveirenses no sentido da realização da Extensão do Festival em Aveiro. E espero a visita de todos os que, no decorrer desta semana, queiram passar por Seia para ficar com uma antevisão do CineEco.

Sem comentários: