9.10.07

Che #3


Foi numa manhã fria, na cidade de Havana. A 5 de Março de 1960, ao lado de várias autoridades cubanas, numa tribuna, Guevara participava de um acto de protesto contra a explosão de um barco que matara 136 pessoas. O fotógrafo Alberto Díaz Gutiérrez, conhecido como Alberto Korda, trabalhava no jornal cubano "Revolución". Tirou apenas duas fotos, uma vertical e outra horizontal. Uma delas iria converter-se na mais famosa foto de Che.

Depois da sua morte, um italiano, o "editor guerrilheiro" Giangiacomo Feltrinelli, recortou as laterais da foto horizontal e espalhou posters de Che Guevara nas selvas bolivianas. A imagem correu mundo e tem sido fonte de inspiração para muitos artistas. Alberto Korda nunca recebeu qualquer tipo de remuneração pelas fotos (nem se empenhou nesse sentido).




Jim Fitzpatrick popularizou a imagem, criando uma estampa em monotipia baseada na foto de Korda e colocando-a em domínio público (o que hoje se chamaria de copyleft). A imagem tornou-se um ícone do movimento contra a guerra dos EUA no Vietname e hoje é ainda o símbolo das F.A.R.C. na Colômbia e dos Zapatistas no Mexico.

Sem comentários: