15.10.07

Economia Sexual #1

Segundo Freud, o ponto de vista económico está ligado à hipótese segundo a qual os processos psíquicos consistem na circulação e na repetição de uma energia pulsional quantificável.

Segundo Wilhelm Reich, o termo «economia sexual» refere-se ao modo de regulação da energia sexual do indivíduo. A economia sexual designa a forma por que um indivíduo utiliza a sua líbido. Os factores que determinam o modo de regulação são de natureza psicológica, sociológica e biológica.
Mais tarde (1932), Reich insistirá na ligação entre a economia sexual individual e a economia sexual estabelecida pela sociedade, isto é, «a forma como a sociedade regula, encoraja, ou trava a satisfação da necessidade sexual» e designará também pelo nome de «economia sexual» a disciplina que estuda esta ligação.
(É preciso dizer que a partir de 1939, a economia sexual passou a assumir um sentido nitidamente biológico para Reich, devido à pretensa evidência experimental do órgon)(tantas perseguições, do Partido Comunista, da Alemanha Nazi, dos EUA MacCarthista) acabaram por iluminar o autor de «Escuta, Zé Ninguém» mas também perturbar o "pai" do conceito de «economia sexual»)

Sem comentários: