30.10.07

Cine Eco #n +1



A deusa grega Deméter deu a agricultura à humanidade. Os Campos de Deméter foi filmado em sete países da Europa mas o professor e realizador norueguês Knut Krzywinski não quis revelar-nos que países eram esses. No filme, as paisagens também não são identificadas por nacionalidade. Tentámos adivinhar mas Os Campos de Démeter remete-nos para além do presente, do pontual, e até do que é visível.

No CineEco' 07, o Júri Internacional atribui-lhe o Prémio Educação Ambiental e o Júri CineEco em Movimento, de que fiz parte, atribuiu-lhe o "Prémio Especial".
Este é um dos filmes que gostaria muito que fosse apresentado em Aveiro. Percebam porquê.

«Quando olhamos para o campo e nos maravilhamos com a sua beleza natural, vale a pena lembrar uma coisa - esta paisagem está longe de ser natural. O que nós estamos a ver, para o melhor e para o pior, é uma paisagem que foi profundamente alterada por gerações de intervenção humana, em particular por antigas práticas agrícolas.

Na Europa, a relação com a terra e a paisagem sempre foi governada pela existência humana. Os habitantes de grutas do Paleolítico, há 40.000 anos, viviam num ambiente que não podiam controlar: no entanto, com a introdução da agricultura esta relação mudou e, através dos milénios que se seguiram, uma combinação de forças naturais e culturais modelaria as paisagens da Europa.
A agricultura necessita de espaços abertos. Áreas foram limpas para o cultivo e os animais domésticos mantinham os espaços abertos através do pastoreio. O Homem tornou-se um factor de estabilização no mundo natural sempre em mudança. Deste modo, uma diversidade de habitats e de paisagens culturais tradicionais foram criadas e mantidas, habitats como os prados, campos de cultivo, vinhas, urzais e pastos.

À medida que lentamente aprendíamos a lidar com a terra, os nossos valores, ideias e identidades começaram a entrelaçar-se com a nova realidade. A ideia de natureza como algo para ser dominado e conquistado desenvolveu-se enquanto economia e a tecnologia tornou atingível o seu controle absoluto. Esta é a origem de muitas calamidades contemporâneas como a perda de biodiversidade, a poluição, a deterioração geral do ambiente e, acima de tudo, a nossa alienação da natureza.

Desde meados do Século XX a agricultura mudou dramaticamente. Nas terras apropriadas, a agricultura intensiva e as monoculturas substituíram a agricultura tradicional, de pequena escala, enquanto nas áreas marginais e isoladas a terra é normalmente abandonada, uma vez que não pode competir com a agricultura intensiva. O abandono é muitas vezes seguido pela invasão do matagal e eventualmente florestação. O aumento do desequilíbrio do uso da terra – reflectido na dupla ameaça da intensificação e do abandono – resultou na erosão das paisagens culturais tradicionais e a sua característica diversidade de habitats e de espécies.

“Campos de Deméter” é uma viagem através das visíveis e invisíveis Paisagens Culturais Europeias – uma viagem através da diversidade, tendências e desafios das nossas paisagens culturais de todos os dias. » [Continuem a ler
aqui, e descubram um pouco da História Agrícola de cada país]

Os Campos de Deméter são um projecto
ECL - European Cultural Landscapes e tem por objectivo comunicar a universal importância das Paisagens Culturais Europeias e possibilitar uma maior compreensão e reconhecimento do seu significado. Isto ajudará a aumentar a consciência acerca da necessidade urgente de proteger o património que é nossa paisagem cultural, através da agricultura e utilização da terra sustentáveis. O projecto ECL promove a produção de documentação e de disseminação transnacional do património das nossas Paisagens Culturais Europeias através da cooperação entre uma rede de cientistas, operadores culturais e promotores.
Coordenador do Projecto: Universidade de Bergen,Noruega.

Sem comentários: