25.10.05

Para não esquecer



É impressão minha ou, em Portugal, nunca mais se ouviu falar das FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, nem dos milhares de reféns (a maior parte civis) que mantém em cativeiro no meio da selva durante anos?

Neste artigo, podemos ler alguns dados interessantes sobre as receitas que os sequestros, furto de gado e comercialização de drogas ilícitas garantem às FARC.

A ex-senadora e candidata à presidência Ingrid Betancourt foi raptada em 23 de Fevereiro de 2002, já lá vão três anos e meio. Esta mulher política envolveu-se intensamente na luta contra a corrupção no seu país, um país que supostamente vive em "democracia", a Colômbia.

Ingrid Betancourt tem também nacionalidade francesa, pelo que neste país foram lançadas várias iniciativas por parte do governo e da sociedade civil. Mas esta é, antes de mais, uma questão de defesa dos Direitos Humanos, e por isso diz respeito a todos.

Renaud Séchan criou uma canção para Ingrid Betancourt que foi traduzida para inglês e espanhol, e será interpretada por vários músicos em todo o mundo. A versão espanhola será de Daniel Melingo e o comité de apoio já conseguiu que várias rádios colombianas passem a música. Na esperança de que, algures na selva, Ingrid perceba que não foi esquecida.

Mas e nós, esquecemos?

Sem comentários: