25.10.05

Tout le Monde en Parle



Do último Tout le Monde en Parle retenho as entrevistas a David Cronemberg e Viggo Mortensen (pura classe, meninas!), e a Monica Belluci e Bernard Campan. E fico com as sugestões para estes filmes:

History of Violence de Cronemberg. Nothing ever happens in Millbrooks, Indiana. Until today... (vale a pena ver o site oficial do filme)

Combien tu m'aimes? de Bertrand Blier. Dans le Pigalle des boîtes de nuit, la Beauté professionnelle, c’est Elle. Quand le client la voit, il a le souffle coupé. Le Client, il vient de gagner gros au Loto. Il lui demande : "Combien tu prends ?" et lui propose immédiatement de devenir sa femme. Elle accepte.

Depois, para reflexão, o testemunho de uma vida, a vida de Khady, e para a posteridade, este livro:

A história de uma criança que aos sete anos viveu o pesadelo da excisão. Agora Khady é um mulher crescida e tomou consciência da barbárie que é essa prática. Nesta entrevista, a DOR que é descrita ficou em mim durante algum tempo. E aprendi que a excisão não impossibilita (apenas?) o prazer sexual feminino, provoca uma dor física que acompanha essas meninas, mulheres, o resto da vida, no momento das relações sexuais, nos partos, etc.. Khadi fala de sensação de morte aos 7 e aos 13 anos. Foi com 13 anos que abandonou o Senegal para passar a viver em França com o marido, 20 anos mais velho, imposto pelo clã familiar. Viveu todos os actos sexuais com um enorme sofrimento, e da primeira vez nem consegue lembrar-se, só sabe que gritou muito porque a ouviram e lhe disseram depois. Gravidezes precoces e múltiplas, poligamia: a vida de Khady é representativa da vida de todas as meninas sacrificadas em nome da tradição. Actualmente, Khady está à frente de várias associações que visam combater estas práticas no mundo inteiro. Porque esta é a história de uma sobrevivente.

Sem comentários: