19.10.05

Os nossos umbigos?

A Blogotinha lançou O Meu Frigorífico e parece que, pelo menos por estas bandas lusas, foi a precursora de um movimento massivo de blogs especializados num objecto ou numa parte do corpo. Ela chama-lhes blogs temáticos e ontem, já contava 14! Mas o tema destes blogs é também ele muito particular. Particular ou melhor, privado. Ou melhor, público. Na essência deste movimento está a vontade de expor num espaço público o que é socialmente conotado como "privado". O interior das nossas casas, que veicula gostos e estilos de vida. Mas não só. As nossas camas, estantes, secretárias, para não falar em cuecas, botas, ténis, etc. lançam pistas sobre a nossa intimidade. Mas o que faz de uma sanita - cujo modelo raramente escolhemos - um ponto de interesse? Com humor, este blog temático talvez traduza melhor o espírito da coisa. Eu leio qualquer coisa como "vamos despir-nos de pudores". É claro que neste movimento, o narcisismo blogger acaba por transparecer... Parece que já existe O meu Umbigo! Se não tivermos cuidado, o passo seguinte é o exibicionismo bacoco e vulgar. Mas ainda não estamos aí. Por agora, este movimento é divertido: os bloggers libertam-se da "tirania intimista". E uma coisa é certa: os blogs são novos mas a blogosfera não inovou. Limitou-se a seguir, ou a acentuar, a tendência dos media em que os actores individuais e as suas opiniões e características particulares se tornam o cerne das notícias. A blogosfera já é esse espaço, por excelência. Com estes blogs temáticos o zoom será maior (?). O que estranhei, ao participar, foi não me ter sentido nada nua!

Vá lá, what do you think about it?

7 comentários:

Cruxe disse...

Eu continuo a achar que é uma coisa divertida e dá para nos darmos a conhecer um pouco mais. Foi por essa razão que criei o "O Meu Umbigo", o qual eu digo que é um blog para narcisistas, mas se formos ver todos o são um pouco, ou não.

Vou aderindo a esta moda sempre que acho que é interessante (por exemplo, não vou mandar a minha sanita, mas mandei o frigorifico pq a Gotinha me chateou muito :P)

No entanto é preciso ter cuidado para não mostrar muito de nós. Eu nem sequer sou voyeur ou exibicionista, por isso não gosto de andar a mostrar o que é meu (no meu blog vê-se um pouco disso), mas não me importo de mostrar partes de mim/da minha vida "just for fun".

Fernando disse...

Gostei da tua análise. Confesso que ainda não me dei ao trabalho de fotografar o meu frigorífico, a minha sanita ou o meu umbigo... Achei muita piada ao primeiro blog temática, alguma piada ao segundo... 15 já acho exagero.

São Rosas disse...

Eu já sugeri "o meu órgão sexual" (podia também generalizar-se para algum piano sexual que por aí haja) mas ninguém me pegou na ideia :-)

Fernando disse...

Se carregares nas teclas certas ;-)

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Obrigada pelo testemunho, Cruxe :)

São Rosas, qualquer Funda-são apoia as artes musicais. se fores pela alternativas o mérito é ainda maior. Pega nessa ideia ;)

Hello Fernando! obrigada pela visita, pelo depoimento e pelo incentivo à São Rosas :))

Anónimo disse...

"Infectivamente" os blogs temáticos são já uma realidade em pleno crescimento. Surgem como cogumelos e como cogumelos muitos tenderão a desaparecer depois da febre.
A Gotinha, sempre na vanguarda, aproveitou uma ideia estrangeira e lançou o Frigo mas tenho sérias dúvidas que mesmo ela imaginasse que estava a dar origem a um movimento de blogs alternativos, quase todos pertencentes a bloggers relativamente experientes.

No meu caso pareceu-me boa ideia criar um blog onde cada blogger mostrasse algo de si proprio mas que simultaneamente não revelasse o segredo da sua identidade: as mãos.
Para falar verdade a ideia só ganhou mais consistência depois de a Dasha ter mostrado os seus dotes na arte da quiromância e me ter "lido" as mãos acertando em TUDO o que alvitrou a meu respeito.

É por isso que considero o blog das mãos, e o mais recente das fotos de bébé dos bloggers, diferentes dos outros, porque se centram no blogger e não em objectos susceptíveis de interpretações muito mais subjectivas.

Anónimo disse...

Para quem expôs todas as etapas das obras de remodelação do seu apartamento num blog, esta ideia já não é nova. Todas as fotos que enviei, estão de uma forma ou de outra presentes na net há meses, e já conhecia este movimento de mostrar frigoríficos e outras coisas do flickr.

Não tenho problemas em colocar fotos das coisas que me rodeiam nesses blogs, porque são pequenas comunidades, e as pessoas acabam por se sentirem mais próximas umas das outras por terem a oportunidade de "espreitar" um pouco da vida desta ou daquela pessoa, cujo blog acompanham. Parece que se criam laços mais estreitos entre as amizades que vamos fazendo por cá.

Agora, três ou quatro, têm piada e a malta alinha, o pior é quando começam a aparecer a torto e a direito, toda a gente a querer ter o seu próprio "o meu/minha -insert name here-" começa a perder a piada.
Eu cá sinto que já tive a minha conta de "blogs-voyeurs". E não estou a pensar participar mais..vou continuar a publicar fotos sim, mas na minha galeria de fotos..