20.12.04

Guardem bem o meu blogue


Doisneau - Musicien in the rain

Caras divas, digo, caros leitores, guardem bem o meu blog'inho durante esta semana em que estarei ausente .
Para que ele não se molhe, já arranjei um senhor. Ele passou, e não sei se foi por causa da boina, mas percebi logo que gostava de música. Olhei para ele daquela maneira. Disse-me que sim.
Mas depois, quem vai cuidar dele? É preciso alimentá-lo, dar-lhe uns mimos. A Elis Regina, porque não sabia rezar, mostrava o olhar, o olhar. Como eu não posso olhar, não sei como vos pedir.
Decidi então fazer-vos uma proposta. que também pode servir como um jogo para este Natal. Já ouviram falar do Retrato Chinês? Um grupo decide que se vai falar de uma determinada pessoa mas não dão essa informação a um dos seus membros; este tem que adivinhar de quem se trata colocando perguntas projectivas: se ela fosse um livro, se ela fosse um animal, etc., qual seria?
Nos estudos (qualitativos) de mercado utiliza-se muitas vezes este jogo como técnica projectiva para conhecer, por exemplo, o perfil imaginado do consumidor de uma marca. Lembrei-me de o adaptar à série de entrevistas que estou a fazer para o Notícias de Aveiro. No final das entrevistas, peço que preencham um pequeno questionário. E é esse questionário que vos vou deixar aqui. Chamo-lhe Retrato X-Net e é assim:
Se eu fosse...
01. um livro
02. uma canção
03. uma urgência
04. um gesto
05. um ditador
06. um vírus
07. uma palavra
08. uma irritação
09. uma crença
10. uma fobia
11. uma parte do corpo
12. uma cicatriz
13. uma arte
14. um objecto
15. um herói
16. uma paixão
17. um lugar em Aveiro (pois claro!)
18. um sonho
19. um pesadelo
20. um blogue
O que vos vou pedir é que, desta vez, sejam vocês a responder ao questionário. O espaço está aberto às vossas respostas (aqui nos comentários ou via email). Respondam a todas as alíneas ou, se a preguiça fôr grande, apenas às que mais gostarem. No dia 1 do novo ano, os resultados serão apresentados. No dia 3 será divulgado quem é o Grande Vencedor do Retrato X-Net. Espero encontrar nas vossas respostas: originalidade, irreverência, poesia, sentido de humor, espírito crítico, enfim, criatividade.
Bom Natal, minhas Divas!

18 comentários:

Gotinha disse...

Se eu fosse...
01. um livro UM QUALQUER DO MIA COUTO
02. uma canção TUDO O QUE EU TE DOU DO PEDRO ABRUNHOSA
03. uma urgência ÁGUA DO BANHO A TRANSBORDAR DA BANHEIRA
04. um gesto UM BEIJO
05. um ditador HITLER
06. um vírus INFORMÁTICO NUNCA.... TALVEZ O DA GRIPE
07. uma palavra AMO-TE
08. uma irritação PESSOAS QUE FALAM DEMASIADO DEVAGAR, COM MUITAS PAUSAS E BAIXINHO
09. uma crença NA MINHA FAMÍLIA
10. uma fobia PASSAR A PÉ EM PONTES
11. uma parte do corpo CARA
12. uma cicatriz NO NARIZ
13. uma arte FOTOGRAFIA
14. um objecto MALAS / CARTEIRAS
15. um herói MINHA MÃE
16. uma paixão INTERNET
17. um lugar em Aveiro (pois claro!)... NÃO SEI... PODE SER A RIA?!
18. um sonho O DE MARTIN LUTHER KING
19. um pesadelo O DE PERDER AS PESSOAS QUE AMO
20. um blogue O MEU, POIS TÁ CLARO^!!!!
;-)

Didas disse...

Está descansada que eu ponho-me aqui à porta e não entra ninguém sem se identificar!

Vou pensar depois venho cá responder ao teste. Boa semana!

Didas disse...

1. Alice no País das Maravilhas
2. Atirei o Pau ao gato (pateta q.b.)
3. Matar uma saudade
4. Um abraço
5. Não seria
6. Um que fosse bastante selectivo e justo
7. Dooooce
8. A de uma criança quando "Quer ir embooora!!!"
9. No Peter Pan e na Terra do Nunca
10. Uma vertigem
11. Mãos
12. Fazia uma plástica
13. Cinema
14. Redondo, em arestas... um ovo!
15. Uma heroína romântica, com chiliques e tudo.
16. Já sou :-)
17. O cinema Oita. Não há lá pipocas nem coca-cola.
18. Comer bué chocolate e não engordar!
19. Não comer chocolate e engordar bué!
20. Um qualquer que não precisasse de se esconder nas patetices que escrevo.

José Teixeira disse...

Ora aqui fica
01. um livro – O velho e o mar de Hemingway
02. uma canção – You are the one de Peter Hammil
03. uma urgência- estar com quem amo
04. um gesto - lento
05. um ditador – o sol de verão
06. um vírus – sem utilidade
07. uma palavra - vida
08. uma irritação - distância
09. uma crença – no homem
10. uma fobia - praia
11. uma parte do corpo - ouvido
12. uma cicatriz – no dedo
13. uma arte - música
14. um objecto - lampada
15. um herói – não há heróis
16. uma paixão – mais lapa ainda
17. um lugar em Aveiro (pois claro!) – S. Jacinto
18. um sonho – Aveiro
19. um pesadelo – a Barca
20. um blogue – quase todos menos o meu

Barão d'Holbster disse...

01. um livro - O último grande livro que li, Servidão Humana
02. uma canção - Tango, muito tango do Piazzolla
03. uma urgência - possuir-me
04. um gesto - um abraço
05. um ditador - o trabalho
06. um vírus - adoro virus, confundem-nos completamente...
07. uma palavra - existir
08. uma irritação - a burrice
09. uma crença - no Homem
10. uma fobia - o vazio
11. uma parte do corpo - lóbulo das orelhas
12. uma cicatriz - na continuação do olho direito (coisas de criança)
13. uma arte - fotografia, representar, (a vida é sempre um palco, já dizia o outro)
14. um objecto - as chaves de casa, são as minhas chaves de casa...
15. um herói - eu
16. uma paixão - as pessoas
17. um lugar em Aveiro (pois claro!)- eh pá conheço pouco, mas qualquer um à beira da ria, pode ser?
18. um sonho - viajar sem fim à vista
19. um pesadelo - que se acabe o mundo sem ter viajado
20. um blogue - todos, todos os blogues dizem-nos qualquer coisa...

mfc disse...

01. um livro O Fio da Navalha
02. uma canção Um dia de domingo
03. uma urgência Um abraço
04. um gesto de compreensão
05. um ditador Che
06. um vírus o das bexigas loucas(está controlado)
07. uma palavra Olá
08. uma irritação a estupidez
09. uma crença no Benfica
10. uma fobia sentar-me à cabeceira da mesa
11. uma parte do corpo..... aquela....
12. uma cicatriz no joelho
13. uma arte a do humor
14. um objecto um isqueiro
15. um herói o povo iraquiano
16. uma paixão a paz
17. um lugar em Aveiro (pois claro!). junto a um canal
18. um sonho a sabedoria
19. um pesadelo Bush
20. um blogue O Barnabé

A. disse...

01. um livro - Princepezinho
02. uma canção - safe n' warm (fingertips)
03. uma urgência - um amigo
04. um gesto - carinhoso
05. um ditador - o coração
06. um vírus - gripe (sempre passa, sempre volta)
07. uma palavra - saudade
08. uma irritação - burrice voluntária
09. uma crença - amizade
10. uma fobia - solidão
11. uma parte do corpo - (boca) Sorriso
12. uma cicatriz - no coração
13. uma arte - desporto
14. um objecto - sapatilhas
15. um herói - jesus
16. uma paixão - conhecimento
17. um lugar em Aveiro (pois claro!) ermm... pavilhão da univ. (meu 1º golo ao serviço da minha universidade, claro está XD )
18. um sonho - ser amada por quem amo
19. um pesadelo - jamais o ser
20. um blogue - sou o que escrevo, logo o meu

Boabdil disse...

e eu fosse...
01. um livro... "Assim falava zaratustra", Friedrich Wilhelm Nietzsche ou "A insustentável leveza do ser", Milan kundera
02. uma canção... "Paranoid Android", Radiohead (que originalmente eram duas)
03. uma urgência... todas menos as dos hospitais portugueses
04. um gesto.. aquele do dedo levantado quando todos os outros estão curvados numa vénia
05. um ditador, el Coronel Fidel Castro
06. um vírus, Herpes simples (fica para a vida e surge quando a temperatura do corpo aumenta, chateia mas não mata)
07. uma palavra... questão
08. uma irritação... eczema ou então "chatos"
09. uma crença... em mim
10. uma fobia... do rídiculo
11. uma parte do corpo... cérebro
12. uma cicatriz... a minha, no sobrolho
13. uma arte... a da escrita
14. um objecto... um livro
15. um herói... Tomas, da "Insustentável..."
16. uma paixão... pelos eternamente apaixonados
17. um lugar em Aveiro (pois claro!) o campus da UA pois claro
18. um sonho... os sonhos são para quem não gosta de enfrentar a realidade
19. um pesadelo... a realidade
20. um blogue... O ùltimo rei mouro (vá-se lá saber porquê)

AdoMarrocos disse...

Não te preocupes que eu guardo bem o blogue...mas não te vai sair grátis... ;)

01. um livro "Stonehenge"
02. uma canção "Star"
03. uma urgência receber o 1º prémio do Euro Milhões
04. um gesto uma caricia de amor
05. um ditador a natureza que nos comanda sabiamente
06. um vírus informático
07. uma palavra PAIXÂO
08. uma irritação uma picada
09. uma crença ser feliz
10. uma fobia ao escuro
11. uma parte do corpo os olhos
12. uma cicatriz no coração
13. uma arte escultura do escultor José Rodrigues
14. um objecto um trofeu
15. um herói , tinha que ser dois, os meus pais
16. uma paixão pela Space
17. um lugar em Aveiro (pois claro!) não conheço muito bem
18. um sonho, sou repetitivo mas ser feliz
19. um pesadelo perder todos os que amo
20. um blogue Cosmic Men ;)

Bjokas

Anónimo disse...

é uma ideia engraçada.

Viajante disse...

Se eu fosse...

01. um livro
A Cidadela

02. uma canção
Gosto de brincar com o fogo

03. uma urgência
taquicardia paroxística orgásmica

04. um gesto
mindinho e polegar, para as teias do Spider

05. um ditador
O Zangado, dos 7 anões

06. um vírus
leituro-cocos

07. uma palavra
Encruzilhada

08. uma irritação
urtiga

09. uma crença
amanhã nasce o Sol

10. uma fobia
claustro-

11. uma parte do corpo
mão

12. uma cicatriz
«Arma Mortífera»

13. uma arte
escultura The Kiss, Rodin

14. um objecto
vassoura Nimbus 2000

15. um herói
5º elemento

16. uma paixão
quarto sobre a cidade

17. um lugar em Aveiro (pois claro!)
a-ver-o-rio

18. um sonho
máquina do tempo

19. um pesadelo
holocausto

20. um blogue
Espelhos e labirintos

Fernando disse...

1. A Espuma dos Dias, de Boris Vian
2. Lilac Wine - Jeff Buckley
3. Fotografar para captar um momento que não se repete
4. Um polegar erguido em sinal de confiança
5. O Grande Ditador (de Charlie Chaplin), a preto e branco
6. Trojan Horses
7. Violoncelo (por associação)
8. Fora!
9. Vida no espaço
10. Talassofobia
11. Início do pescoço, logo abaixo da orelha
12. Colecistotomia
13. Réné Magritte
14. Bola de Cristal
15. O meu pai
16. A música
17. Um moliceiro ondula no canal ao pôr do sol
18. Políticos competentes em Portugal
19. Corrupção institucionalizada, inveja e mau carácter
20. Angústias de um Professor (pois claro!!!)

mfc disse...

Voltei por aqui porque...olha, desejo-te um grande Natal na companhia de todos e obrigado por tudo.
Para a semana cá nos encontramos.

Pedro disse...

01. um livro - O livro dos coelhinhos suicidas
02. uma canção - Just another sucker on the vine (Tom Waits)
03. uma urgência - bathroom, please!
04. um gesto - polegar a acariciar a zona entre sobrancelhas
05. um ditador - qualquer criança :P
06. um vírus - qualquer morto
07. uma palavra - ****-**
08. uma irritação - ****-**
09. uma crença - O Pinto da Costa é meu pai...
10. uma fobia - fobia? EU NÃO ESTOU NERVOSO QUE ESTEJA TODA A GENTE A LER O QUE ESTOU A ESCREVER AQUI
11. uma parte do corpo - umbigo
12. uma cicatriz - um dente cravado na testa, fruto de choque frontal
13. uma arte - produccao de porto vintage
14. um objecto - os meus oculos
15. um herói - o que e' um heroi?
16. uma paixão - este mundo
17. um lugar em Aveiro - confeitarias junto 'a ria onde se vende ovos moles...
18. um sonho - faltem so' 2 perguntas neste quiz
19. um pesadelo - que o céu caia
20. um blogue - www.mentecapto.blogspot.com (narcisista, eu?)

Anónimo disse...

Caro/as Divas, OBRIGADA por guardarem tão bem o meu blog. Dia um Cá estarei para os resultados do X-net. Até lá, que venham novas respostas.
PS: Paris estava frio mas soube bem!

Beijos grandes a todos os guardiões.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Não era nada anónimo, era eu.

Anónimo disse...

01. um livro – As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino
02. uma canção – Oh Mistress Mine, de John Harle / Elvis Costello
03. uma urgência – Dizer que se ama, a tempo.
04. um gesto – Os dedos perdidos nos cabelos
05. um ditador – O Tempo
06. um vírus – A Vulgaridade
07. uma palavra – Ser
8. uma irritação – A Instabilidade da Criatividade
09. uma crença – A Beleza de Deus
10. uma fobia – O Esquecimento
11. uma parte do corpo – A Polpa dos Dedos
12. uma cicatriz – Uma Mágoa
13. uma arte – Amar em forma de Sons e de Palavras
14. um objecto – Um lápis (e uma borracha)
15. um herói – A Minha Eterna Paixão
16. uma paixão – para além Dela, claro, a Música e a Vida
17. um lugar em Aveiro (pois claro!) – O novo auditório, pela acústica
18. um sonho – Morrer no Meu Dia, apenas.
19. um pesadelo – Morrer antes.
20. um blogue – O Palco do Mundo (não é blog, é mesmo por aí...)
Jorge (rudolfoelias@hotmail.com)

Anónimo disse...

Enviado por COUPON:
01. um livro - um qualquer de Patrick Suskind
02. uma canção - um samba canção de Chico Buarque
03. uma urgência - a pediatrica de Santa Maria.
04. um gesto - ajeitar o cabelo de alguém querido
05. ditador - O meu Pai
06. um vírus - cobarde!
07. uma palavra - SIM!
08. uma irritação - a não decisão
09. uma crença - no amor
10. uma fobia - o sofrimento de quem amo
11. uma parte do corpo- os dentes
12. uma cicatriz - dois cortes horizontais na barriga
13. uma arte - a de viver
14. um objecto - a minha cama
15. um herói - o meu pai outra vez.
16. uma paixão - eu
17. um lugar em Aveiro (pois claro!) a ria a encontrar-se com o mar num lençol de nevoeiro. Existe? Não conheço Aveiro.
18. um sonho - de kurosawa
19. um pesadelo - o homem aranha volta a atacar
20. um blogue - só conheço este- é este.