29.12.04

O meu amigo Philippe


O meu amigo Philippe Griveaud, francês, vivia na Tailândia há cerca de um ano. Sempre gostou de viajar e de trabalhar em países estrangeiros. A Ásia foi um sonho que perseguiu durante muito tempo. A sua ligação profissional e afectiva a Portugal traduziu-se em quase 12 anos de permanência. Toda a família falava português e, numa passagem por Macau, quis que os filhos estudassem na Escola Portuguesa. Este Verão voltou cá para matar saudades. Alugámos uma casa isolada num lugar algarvio e com as nossas famílias e mais amigos estivemos mesmo juntos. Esta foto foi tirada nessa altura. Hoje soube que está dado como desaparecido. No momento do tsunami estava na praia. Em Phuket.

Aguardo o teu telefonema. Depois goza comigo, mas é assim que te vejo:

"Em cada homem sábio, habita um deus. Qual é ele? Não sei, mas é um deus."*
*in Séneca, Cartas a Lucílio, 41, 3-4

7 comentários:

Anónimo disse...

Sobre o Philippe, deve doer sabê-lo no sítio da catástrofe e não ouvir notícias dele. Se souber alguma coisa, diga. Um abraço. OLima
ondas.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

quero antes de mais qualquer coisa sem importância dizer que sinto muito esse temporário desaparecimento. espero que a pessoa em causa apareça rápido. dê-nos essa notícia. a catástrofe deve abalar-nos a todos. também andei por aquelas bandas e imagino bem a desgraça daquela gente já tão sofrida. os pobres deste Mundo não têm sorte.
*
quero agradecer-lhe o comentário tão elogioso que me fez. ou melhor à minha escrita. não tenho essa consciência mas não escondo que o meu sonho é escrever e publicar e tudo o que possa vir com isso. não tenho tempo e tenho medo em sobra para escrever. nem sei bem se vale a pena tentar. nem sei como posso tentar. gostava. sim gostava.
o elogio é uma força. uma força grande que não me envaidece antes me deixa responsabilidade. mas é uma força. por isso muito obrigado. mesmo.
beijos. vindo de si é muito bom. fiquei feliz.

Anónimo disse...

não assinei o comentário anterior. wilson t.

Didas disse...

Claro que fico a torcer para que tudo acabe bem... nesse caso pelo menos.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Obrigada pelas vossas palavras. Continuamos sem notícias do Philippe. Sabemos apenas que estava no mar quando a onda apareceu e que se agarrou a qualquer coisa que boiava juntamente com outra pessoa. Essa segunda pessoa tb estava desaparecida mas entretanto foi encontrada - bastante ferida. Diz que a certa altura o Philippe "desapareceu". Ele era um lutador, tinha 3 filhos, ainda não deixamos de acreditar! É claro que este caso me impressiona particularmente. Saber que são centenas de milhares as vítimas e muitos mais os familiares e amigos que perdem alguém, é arrepiante. Falar destas coisas (em público) pode parecer um pouco patético mas há aqui um absurdo que deixa questões. Ele levantou-se muito cedo e decidiu ir até à praia. Pode ter sido esta a pior decisão da sua vida. Ando a pensar na sequência de factos e passos que levaram todas aquelas pessoas a estar no lugar errado no momento errado! Neste Verão eles convidaram-nos para irmos à Tailândia precisamente nesta altura: não fomos pq não queriamos deixar os filhos (pequenos) durante 2 semanas, sobretudo nesta época de Natal. O meu marido era dos que teria acompanhado o Philippe logo pela manhã! Vivemos (e ainda bem) sem consciência dos riscos que corremos a todo o momento. Neste caso, o que é excepcional é apenas a forma: um tsunami.

Gotinha disse...

Espero que o ano comece com boas notícias!!! Vá dando novidades...

Anónimo disse...

Philippe, je prendrai soin d'elle et des tiens...