31.12.04

Se eu fosse uma canção

A minha canção. Seria (quase) qualquer uma dos senhores que se seguem:
Mercedes Soza, Lila Downs, Angélique Kidjo, Inti illimani, Paco de Lucia, Vinicius, Jobim, Elis Regina, Caetano, Egberto Gismonti, Jacques Brell, Serge Gainsbourg, Serge Reggiani, Léo Ferré, Julien Clerc, Henri Salvador, Björk, Cat Stevens, Janis Joplin, Lou Reed, Randy Newman, Sting, Pink Floyd, Billie Holiday, Armstrong, Dizzy Gillespie, Gershwin, Cesária Evora, Miriam Makeba, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Madredeus,... (sim, é uma rica mistura!)
Sou absolutamente fiel a estes senhores há muitos anos. Às vezes farto-me de um, esqueço-o por um tempo, mas há sempre um dia em que acordo a cantar uma das suas canções e é urgente ir ouvi-lo.
No meu leque há mais alguns muito "bizarros" como a Magida. E agora também ando numa de Rodrigo Leão, Carla Bruni, Bénabar, Lhasa.
Falta apenas referir os das fotos. É uma preferência partilhada com o Jorge (E. Costello), a Coupon (Chico Buarque), o Pedro (Tom Waits) e o Barão d'Holbster (Piazzolla). A propósito, Barão, conheces um álbum de tangos & milongas do Piazzolla com textos do Jorge Luis Borges? Há lá uma milonga A Don Nicanor Paredes que faz as minhas delícias.
E não é que não goste de Tudo o que eu te dou do Abrunhosa! Ou que não tenha cantado o Atira o pau ao gato e não saiba de cor algumas das canções do Festival, ou não me tenha rido com Um dia de domingo (se é a que eu penso), mas...
A day in life dos Simple Minds, You are the one do Peter Hammil (será a que estou a trautear?), Safe n'wann dos Fingertips, Paranoid Android dos Radiohead, Star (?) e Lilac wine de Jeff Buckley tenho que ouvir para saber se conheço ou reconheço!
Boa música e outras boas coisas para o novo ano!

3 comentários:

Fernando disse...

Não conheces o Lilac Wine? Há várias versões, todas elas muito belas: da Nina Simone, da Katie Melua (muito recente) e, claro, do já desaparecido Jeff Buckley. É só escolher...

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Oh Fernando, eu juro que vou procurar!

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Fernando, e de repente fez-se luz! Até tenho o álbum Grace! E vou ouvir e começa o I lost myself... Estava esquecido, dou o braço a torcer, é belíssima esta canção. E o Jeff Buckley canta-a de forma tão doce e tão triste!