13.1.09

Diário De Um Cidadão do Terceiro Mundo


Paradise Now - filme do realizador Hany Abu-Assad sobre dois palestinianos que preparam um ataque suicída em Israel. Ganhou o Globo de Ouro para Melhor Filme em Língua Estrangeira e foi o primeiro filme palestiano nomeado para o Oscar da Academia, na mesma categoria, em 2006.


Eu próprio me condenei
verto o meu veneno quotidiano
colher após colher, engulo-o
provavelmente de manhã
sem falta depois do pôr-do-sol
ou quando os pássaros e os insectos se deitam
Com a firmeza dum homem que avança
tranquilamente para a morte
levo o veneno aos lábios
bebo-o gota a gota, e rio
a bandeiras despregadas
choro a bandeiras despregadas
assusto-me a bandeiras despregadas
Medicado com os meus venenos subo para
o trono do "Não"
estremeço enlouquecido
e abraço a minha morte quotidiana
(...)


ALI FUDAH
in Pequena Antologia da Poesia Palestiniana Contemporânea
Selecção e tradução de Albano Martins
Edições ASA, 2004, pp. 34

Sem comentários: