30.1.09

Porto doce

É um dos mais belos poemas de Eugénio de Andrade tendo a cidade do Porto como cenário. Canta assim:

UM RIO TE ESPERA

Estás só, e é de noite
na cidade aberta ao vento leste.
Há muita coisa que não sabes
e é já tarde para perguntares.
Mas tu já tens palavras que te bastem,
as últimas,
pálidas, pesadas, ó abandonado.

Estás só
e ao teu encontro vem
a grande ponte sobre o rio.
Olhas a água onde passaram barcos,
escura, densa, rumorosa
de lírios ou pássaros nocturnos.

Por um momento esqueces
a cidade e o seu comércio de fantasmas,
a multidão atarefada em construir
pequenos ataúdes para o desejo,
a cidade onde cães devoram,
com extrema piedade,
crianças cintilantes
e despidas.

Olhas o rio
como se fora o leito
da tua infância:
lembras-te da madressilva
no muro do quintal,
dos medronhos que colhias
e deitavas fora,
dos amigos a quem mandavas
palavras inocentes
que regressavam a sangrar,
lembras-te de tua mãe
que te esperava
com os olhos molhados de alegria.

Olhas a água, a ponte,
os candeeiros,
e outra vez a água;
a água;
água ou bosque,
sombra pura
nos grandes dias de verão.

Estás só.
Desolado e só.
E é de noite.

Eugénio de Andrade
in Antologia Breve, Edit. Limiar, 5ª. Edição, 1985

6 comentários:

Marta disse...

Do Porto, para ti, um beijo-surpresa :)

Não tenho a certeza. Mas acho que voltei...

Por aqui, algo mudou, mas continua tudo muitooooooooooooo
interessante!

Mona Lisa disse...

Olá Rosário.

Adoro a poesia de Eugénio de Castro...adoro a musicalidade que põe nos seus poemas...

Do Porto, não gosto muito...acho-o muito escuro...triste...melancólico.
No entanto o que mais me dói, é ver a sua degradação...o nosso património a ruir...é pena!


Quanto ao slide é muito simples.Consegui fazê-los, sem ajuda e olha,Rosário, que já estou entradota...quase sexagenária.
É mais fácil para vocês, jovens.
No site www.slide.com está tudo bem explicadinho. Vai lá que é fácil.É só seguir os passos.

Já me alonguei.
Bjs.

Elisa (prima afastada)

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Marta! Eu já sabia que havia por aí muita vida, mas gostei mesmo muito de te rever! Aguenta-te sff, e leva um beijo enorme de volta :)

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Elisa,

Vou explorar esse www.slide.com ! Obrigada!

Eu gosto de retalhos do Porto, por não haver igual e pelas memórias que tenho desses espaços. Mas é verdade, o Porto oprime um pouco: as ruas estreitas, as casas com cores fortes, muitas ruínas, e uma certa neblina quase londrina....
Mas tudo é uma questão de olhar e de afectos que não se explicam: olha o Eugénio de Andrade, transforma o melancólico em belo...

Beijos, prima ;)

© Maria Manuel disse...

belíssimo poema!

A Feira disse...

adorei este blog ;)