16.1.09

Erros na transparência?

Lido no Público 15-01:
Iniciativa da Associação Nacional para o Software Livre
Site particular permite conhecer e escrutinar as compras por ajuste directo de toda e qualquer entidade pública


Fui ao site indicado:
Transparência na AP

Decidi pesquisar
a compra de viaturas:
Ministério da Defesa Nacional (Secretaria Geral) adquiriu duas viaturas Mercedes-Benz por 113.595,00 euros (22/12/08). O Município de S. Pedro do Sul comprou à Salvador Caetano uma viatura ligeira de transporte escolar por 20.666,20 euros. Portanto, dois Mercedes para dois altos quadros do MDN equivalem a 5 viaturas de transporte escolar que podem ser úteis a 45 crianças x n nº viagens.
Por outro lado, o Município de Vale de Cambra adquiriu uma viatura de 16 lugares para transporte de crianças por 2.922.000,00 euros!!! Só pode ser um erro do site, não é?

Pesquisando as
obras:
A 21-10-2008, o Município de Beja adquiriu à Canon Portugal uma Fotocopiadora Multifuncional do tipo IRC3080I, para a Divisão de Obras Municipais, que custou 6.572.980,00 euros. A CMP pagou à Edimarco-Construções 971.598,00 euros pela construção de um Pavilhão Gimnodesportivo na Escola EB 2,3 de Irene Lisboa. Quantos pavilhões gimnodesportivos poderiam ser construídos pelo preço de uma super-mega-fantástica fotocopiadora? Quase 7 pavilhões! Só pode ser um erro do site, não é?

3 comentários:

PreDatado disse...

Maria, esses erros andam aí nos sites oficiais há dias ou semanas até. Nos blogs tem-se falado nisso e na imprensa também. Ainda ninguém corrigiu. Não há vergonha na cara para tanta incompetência?

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

uff, apesar de tudo sinto um certo alívio! :)

Rui Seabra disse...

Só pode ser um erro do site, não é?

Se estiver a referir-se ao Base, concordo. Tanto quanto sabemos, o nosso web scrapping funciona bem e reflectimos a informação contida no Base.

A minha opinião como programador é que o software de backend operacional do Base deveria implementar a Lei, e obrigar à marcação das devidas excepções quando algo sai fora dos parâmetros normais (exemplo, um serviço > 75.000€).