15.10.07

Economia Sexual #2



Wilhelm Reich (1897-1957), doutor em medicina, especializado em neuro-psiquiatria, publicou o seu primeiro trabalho, intitulado «O Coito e os Sexos», depois de ingressar na Sociedade Vienense de Psicanálise fundada por Sigmund Freud. Foi também o primeiro assistente de Freud na Policlínica Psicanalítica (1922). Em 1923 apresentou o seu primeiro estudo sobre o que viria a ser «A Função do Orgasmo» e logo se deparou com sérias objecções. Pouco tempo depois, em 1926, as suas teorias sobre "potência orgástica" não são admitidas por Freud (que assiste a uma conferência de Reich para, no final, refutar a tese). Mas «Die Funktion des Orgasmus», obra em dois volumes que descobri num alfarrabista há vários anos, ser-lhe-á dedicada. Reich dedica-a ao seu "mestre" como "prova de profundo respeito".
Em 1927 ingressa no Partido Comunista austríaco. Em 1928 funda, em Viena, a Sociedade Socialista de Informação e Investigação Sexuais - e cria numerosos "dispensários de higiéne mental". No ano seguinte cria "centros de higiéne sexual" que terão grande afluência de pessoas ansiosas por conhecer o novo conceito de sexo.
Em 1931, já estabelecido em Berlim, funda a SEXPOL (Associação para uma política sexual proletária) - esta expande-se rapidamente, em dois anos tem 40000 membros e ramificações em todos os centros industriais do país. Reich concilia as descobertas de Freud com a praxis revolucionária, lutando pela emancipação económica e política do proletariado e, ao mesmo tempo, pela sua "libertação sexual".
Tanto êxito causará alarme ao Comité Central do P.C. alemão que tenta neutralizá-lo oferecendo-lhe um cargo - que recusa - num comité político. Em 1932, com o objectivo de se libertar de qualquer tutela ou pressão, funda a sua própria editora - Edições de Política Sexual, que logo instalará em Copenhaga com o nome Sexpol-Verlag. Em Outubro, o diário das Juventudes Comunistas, Roger Sport, toma oficialmente partido contra Wilhelm Reich, proibindo a difusão dos seus textos. Eis alguns dos opúsculos banidos: «O triângulo de giz - revelação dos segredos adultos» (destinado às crianças), «Quando o teu filho te interroga» (destinado aos pais).


Mas é ainda em 1932 que publica alguns dos seus artigos e livros mais polémicos: «O carácter maso-quista», em que critica a interpretação freudiana do masoquismo, foi publicado numa revista dirigida__ por Freud; «O combate sexual da juventude»; «A irrupção da moral sexual - história da economia sexual».

A chegada ao poder dos nazis obriga-o a fugir da Alemanha. Primeiro refugia-se em Viena mas até Freud o evita por ser comunista e por ter usado a psicanálise "com fins alheios à sua essência". Instala-se em Copenhaga mas é instado a abandonar a Dinamarca (é um agente provocador para o Comité do P.C. e um indesejável revolucionário para as forças de direita). É expulso do P.C. Alemão, ao mesmo tempo que o regime hitleriano inscreve no seu Índice de livros «O combate sexual da juventude».
Em 1934 vai para a Suécia mas também será obrigado a abandonar o país. Estabelece-se em Oslo, onde residirá cinco anos (inicialmente com o pseudónimo de Peter Setein), e em cuja universidade se entrega aos estudos da biogénese.



Em 1939 aceita o convite de Theodore P. Wolfe, porta-voz da Sociedade Americana de Medicina psicanalítica, e muda-se para os EUA. Trabalha como professor da New School for Social Research de Nova Iorque (até 1941). Aprofunda as suas pesquisas biofísicas, descobre o
órgon cósmico. Em 1942 cria o seu laboratório Orgone Institute e funda o «International Journal of Sex-Economy and Orgone Research». Constrói uma cosmogonia baseada no órgan, espécie de cosmos de energia vital. Lança no mercado uns acumuladores de orgones destinados a abrir caminhos no diagnóstico e terapêutica da maioria das doenças funcionais («biopatias»), incluindo o cancro.
Consagra os últimos 23 anos da sua vida a este projecto científico. Progressivamente renuncia ao ideal revolucionário marxista. Em 1946 é editada nos EUA «A Psicologia de massa do fascismo», profundamente modificada pelo autor, com uma crítica às teses leninistas de «O Estado e a Revolução» e com uma análise do capitalismo de Estado soviético como antípoda da verdadeira democracia do trabalho socialista.
Em 1954, a Federal Food and Drug Administration, apoiando-se nas leis federais sobre a venda de objectos terapêuticos, instruiu-lhe um processo, de evidente cariz político e que se insere na recém-iniciada «caça às bruxas» de MacCarthy. Reich não se apresenta no julgamento (alegando que só responderá diante de cientistas) e é condenado a cessar todas as suas actividades médicas, além de que todos os seus livros são proibidos. A 11 de Março é preso na penitenciária federal de Lewisburg, na Pensilvânia. A 3 de Novembro morre naquela penitenciária com um enfarte.

Ler mais:
Psicopatologia e Sociologia da Vida Sexual (Die Funktion des Orgasmus), de Wilhelm Reich, Publicações Escorpião, Colecção editor/contraditor 6, Porto, Junho 2007



Wilhelm Reich - essência e conseqüência, in Revista Reichiana, ano XIII, Nº 13, outubro 2004, pp. 12-23
ISSN 1678-9792, uma publicação do Departamento Reichiano do Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo SP

1 comentário:

Anónimo disse...

"Lança no mercado uns acumuladores de orgones destinados a abrir caminhos no diagnóstico e terapêutica da maioria das doenças funcionais («biopatias»), incluindo o cancro."

Na minha opinião o termo "diagnóstico" deve ser retirado da frase acima, pois os acumuladores eram usados com finalidade de pesquisas e aplicações terapêuticas apenas.