22.6.07

Qu'est-ce que...


O novo livro e o álbum TWELVE de Patti Smith chegou a França. Ela também, para actuar no Olympia. Tem 60 anos mas ainda se emociona com a vida. Na sua primeira viagem a Paris, com a irmã, ao passar pelo boulevard des Capucines fotografou o mais antigo Music Hall da cidade e era Edith Piaf que actuava. Sorri. Se lhe dissessem que um dia cantaria no Olympia, não acreditaria.
Uma dezena de escritores apresentando os seus romances, discutindo o (seu) mundo e motivações, revelando indícios de ficções ou memórias escritas. Max Gallo, Jacques Séguéla, Eric Emptaz.
Um debate sobre alta competição desportiva e doping. Com Jacques Attali, Eric Besson, Pascal Bruckner, Bernard Stiegler, Jacques Julliard, Laurent Joffrin, Michel Wieviorka, Sylvain Bourmeau e Philippe Tesson, que também apresentaram os seus livros recentemente editados.
Uma entrevista a
Alain Finkielkraut que falou sobre o nosso tempo. de ingratidão, face às heranças do passado. do tempo em que as línguas latinas derivam, com a nossa aprovação, pela crença no progresso. do tempo em que não se chora a perda de (bons) hábitos, dado o deslumbramento pela inovação. do tempo em que os líderes políticos se exibem fazendo jogging para vender uma imagem de juventude e vigor. mesmo se a juventude não é uma qualidade mas uma característica, e o vigor, em política, uma arte. Churchill ou Roosevelt resistiriam a estes tempos de jogging político? Ninguém tem saudades dos tempos das longas e pausadas caminhadas?
Remate com Andrew Bird e ARMCHAIR APOCRYPHA. Ouver Imitosis foi a última dádiva deste programa de Guillaume Durand, ESPRITS LIBRES.

Às quintas, na
TV5 Monde. E eu pergunto: "Qu'est-ce que le Portugal?" Putain!

Sem comentários: