25.11.06

Uma visita da boa sorte


Teria sido uma boa mulher, disse O Inadaptado, se tivesse estado lá alguém para a matar em cada minuto da vida dela.
Grande programa!, disse Bobby Lee.
Cala-te Bobby Lee, disse O Inadaptado. Não há verdadeiros prazeres na vida.
in Um Bom Homem é Difícil de Encontrar, pp. 26

Minha Senhora, disse ele, as pessoas já nem se importam com a qualidade das suas mentiras. Talvez o melhor que eu posso dizer-lhe seja, sou um homem; mas escute, minha senhora, disse ele e fez uma pausa e tornou o seu tom de voz ainda mais eloquente, o que é um homem?
in A Vida que Salvar Pode Ser a Sua, pp. 52

Bill Hill e ela não comiam nabiças há cinco anos e ela não ia começar a cozinhá-las agora. Tinha comprado estas por causa do Rufus, mas só ia comprá-las uma vez. Pensar-se-ia que, depois de dois anos nas Forças Armadas, Rufus voltaria preparado para comer como uma pessoa de um verdadeiro sítio; mas não. Quando lhe perguntou o que é que gostaria de comer em especial, ele não tivera o espírito empreendedor de pedir um verdadeiro prato civilizado - dissera nabiças.
in Uma Visita da Boa Sorte, pp. 66

Mrs. Hopewell não tinha características pessoais que fossem muito más, mas era capaz de usar os defeitos dos outros de uma forma tão construtiva que nunca sentira a falta delas.
in A Gente Sã do Campo, pp. 165

O velho riu delicadamente. Sim senhor, disse ele. Ah, ah!
O mais novo não disse nada. Só parecia taciturno mas quando ela foi para casa disse, A Barriga Grande comporta-se como se soubesse tudo.
Não lhe ligues, disse o velho. O teu lugar é demasiado baixo para que alguém queira disputá-lo contigo.
in A Pessoa Deslocada, pp. 203



Fragmentos de contos de Flannery O'Connor, reunidos na obra Um Bom Homem é Difícil de Encontrar, Ed.Cavalo de Ferro, Abril 2006

Acabei a leitura. Negro. Negro. Without blood (à excepção do primeiro conto). Tive pesadelos. Mas há momentos de perfeição.

Sem comentários: