5.11.06

A justiça da forca força


I. Depois de ouvir a sentença que o condenou à morte por enforcamento, Saddam Hussein gritou: "Long live the people and death to their enemies. Long live the glorious nation, and death to its enemies!"

II. "As provas contra Saddam e os réus de patentes mais altas são esmagadoras. Não tenho dúvidas de que os habitantes de Dujail foram executados sem razão legal e com o conhecimento e a aprovação de Saddam. Dito isto, considero que o julgamento foi essencialmente injusto, do ponto de vista dos padrões internacionais das normas de processo ou das garantias legais e constitucionais iraquianas. Por isso, apesar da culpa dos réus, diria que Saddam e os restantes condenados deveriam ter direito a um novo julgamento num novo tribunal iraquiano, mais independente. (...)
Kevin Jon Heller, Público 5/11/06

III. "One of Saddam's lawyers was assassinated the day after the trial's opening session last year. Two more were later assassinated and a fourth fled the country.
In January, chief judge Rizgar Amin, a Kurd, resigned after complaints by Shiite politicians that he had failed to keep control of court proceedings. He, in turn, complained of political interference. Abdul-Rahman, another Kurd, replaced Amin."
AP - Associated Press, 5/11/06

IV. Que repercussão vai ter esta sentença, num país que já está, mesmo se teimam que não, em guerra civil___ e num país que está, e aqui não há teimas, a dois dias de novas eleições legislativas (Congresso e Senado)?

V.
Saddam Hussein terá sido responsável pela morte de 148 xiitas em 1982 (pela operação Anfal que provocou a morte de 100000 curdos em 1987-88)(e por um regime sanguinário, que durou 25 anos). Foi/é acusado de genocídio e violação dos direitos humanos. E contudo, não temos vontade de aplaudir a decisão deste Tribunal, pelas condições em que foi realizado o julgamento e pela condenação à pena de morte. Em termos politicos, este desfecho é desastroso.

VI. Pergunto-me que princípio civilizacional será transmitido quando a imagem do ex-ditador enforcado andar a correr pelas ruas e pelos media.

Sem comentários: