1.11.06

Randy Newman


Foi em 1989 que ouvi Randy Newman pela primeira vez. Tinha um namorado que achou imperdoável eu não conhecer o senhor do Little Criminals. Ofereceu-me o disco com um ar muito circunspecto. Quando olhei para a capa do disco, achei o look tão old fashion, que me convenci de que aquele presente só podia ser uma preciosidade retirada do fundo do baú, e que o Randy Newman já devia ser muito velhinho. Engano meu. Little Criminals tinha apenas alguns anos (1977). E ainda hoje saem novos álbuns do autor de Short People, Baltimore ou Texas Girl at the Funeral of her Father.

Here I am lost in the wind
Round in circles sailing
Like a ship that never comes in

Standing by myself
Sing a sad song for a good man
Sing a sad song for me...

Land of Dreams já fui eu que comprei. A música que têm andado a ouvir, Falling in Love, é desse álbum. Newman tem uma longa carreira e nos últimos anos começou a ser presença constante na cerimónia de entrega dos Oscars. Compôs várias bandas sonoras, muitas canções, que deram origem a 15 nomeações e pelo menos um Oscar (para a canção If I Didn't Have You, de Mosters INC, em 2002). O último filme com música dele é Cars e é impossível não gostar. Uma voz inconfundível, letras que contam histórias, sátiras que um "narrador imaginário" desfia, em ritmo de balada.

Sem comentários: