8.10.05

O Escritor Famoso


No blog do Escritor Famoso já podem ler os 5 primeiros textos a concurso.

1. de George Cassiel, Agulhas ferventes:
"Entrei como um actor entra em cena, sem nada que me despertasse a atenção, porque tudo sempre estivera lá, nos mesmos sítios desde o início, como os adereços sobre o palco deverão estar para que o actor não se perca, sem novidade, sem diferença, para que a indiferença provocada seja estímulo à concentração absoluta no corpo, no corpo do actor, no meu corpo quando entro em cena, em casa. (...)"

2. de Palavras em Linha, As palavras da memória:
"Há momentos em que paramos. Subitamente. Como se o corpo estivesse em exaustão e precisasse de recompor-se da corrida diária que é a vida.
Não se trata de parar para pensar, para desbastar a ideia que anda há semanas a ocupar a mente como onda espraiando-se sobre o areal da praia em dia de Agosto. Paragens dessas tive-as amiúde. Resultaram em páginas saídas das minhas mãos como pedaços de mim e espalhadas depois pelos olhos dos outros, olhos atentos, olhos de converter palavras em coisas acabadas com desfechos estranhos à minha compreensão.
O que deixamos escrito sai de nós para não nos pertencer mais.(...)"

3. de Hipatia do Voz em Fuga, Les voix du silence:
"Percorreu cada espaço. Sentia-o vazio agora, um refúgio oco. Olhou os livros caiados de pó de casa antiga e com visitas retardadas pelos afazeres longe demais. Em cada espaço, uma memória salta-lhe ao caminho, um sorriso empoeirado de quando era tão mais fácil sorrir. Percorreu cada espaço, cada quarto. Sentou-se nas cadeiras do costume, como se nunca tivesse partido. Respirou os cheiros, cheiros familiares e antigos, de madeira verdadeira e linhos amarelados. Percorreu cada espaço, como quem percorre de mansinho uma vida inteira....)"

4. de Ivar Corceiro do Bagaço Amarelo, alguém construiu uma fábrica a muitos quilómetros daqui:
"Durante a noite alguém construiu uma fábrica a muitos quilómetros daqui, e eu sentei-me no parapeito da janela onde ainda estou. Nunca vi Vera passar o túnel. São tantas as vezes que um homem olha para o chão, penso agora, que não encontro resposta para a forma preocupada como a mobília me encara. É verdade que estou a olhar para o chão, e que me acalento na fraca pulsação da luz matinal. É verdade que talvez Vera ainda venha hoje. As árvores caminharam durante a noite aproximando-se da casa, e algumas estão deitadas lá fora à espera duma história de amor. As histórias de amor são sempre ridículas, penso agora, e não percebo porque geram tanta expectativa.(...)"

5. de J.P. do Faz de Conta, sem título:
"Embebedei-me de aromas ao tocar a pedra áspera. Arcada bruta nascida do sonho de mostrar poderio. Palpei de novo as raízes da infância, quando as azedas eram mais azedas, e o coração menos brando.
Que carranca séria, disseram-me. - Solta o riso que as flores agradecem!
Muda encaracolei-me no axadrezado hipnótico. O eco dos passos uma cortina de fumo.(...)


Os vossos textos também querem ir ao encontro do Escritor Famoso. Façam-lhes a vontade. Até dia 10 de Outubro (24:00).

6 comentários:

André L disse...

Olá. Andava por ai pela net e cai por aqui, desculpa e não queria ser indelicado, mas gostaria de deixar aqui a minha opinião.. O Texto "Palavras em Linha" está para mim o melhor, gosto deste tipo de escrita .. E deixo aqui expressa "a minha opinião para não me pertencer mais" :o)

Abraços

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Mestre, as votações só começam a 11/Out, quando todos os textos estiverem listados. Mas obrigada pela tua visita e por nos ter deixado a tua opinião :)

Anónimo disse...

o escritor deixou cair a sua cabeça sobre os braços caídos. sobre a mesa uma folha de papel aguarda
a pena esguia e leve.
os céus e a Terra pesam-lhe no momento síntese.
apenas uma lágrima ou sorriso subtil vertidos no papel
incolores
invisíveis
mas lá.

Anónimo disse...

beijos.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

incolores
invisíveis
mas lá. os beijos

O'Sanji disse...

Rosário,
A fasquia está alta e vai ser difícil a nossa tarefa! Mas estou a gostar tanto!!!! :)
Bjs