29.2.08

Nanook of the North, Robert FLAHERTY, 1922

E agora que se aproxima a data de início da extensão do CineEco em Aveiro, apeteceu-me relembrar o primeiro documentário de longa-metragem da sétima arte. Um filme não isento de críticas dada a forma como Flaherty encenou a realidade. O nome do protagonista foi alterado - Nanook, em vez de Allakariallak, a "mulher" não era a sua verdadeira mulher e, nas cenas de caça, são filmadas técnicas ancestrais, não se revelando que Allakariallak utilizava já uma pistola. Os documentários actuais não escapam ao mesmo tipo de polémicas. Poderá um realizador, como defendia Robert Flaherty, alterar, mudar as peças de lugar, de forma a captar o que considera ser o verdadeiro espírito de um lugar ou de um povo?




PROGRAMAÇÃO DA EXTENSÃO DO CINEECO EM AVEIRO

27.2.08

Faltam 7 dias


O pré-anúncio foi feito em Outubro. Agora vai acontecer! Dias 4, 11, 18 e 25 no Teatro Aveirense, dias 6, 13 e 20 no Mercado Negro (Cineclube de Aveiro). Toda a programação no blog da Extensão.

26.2.08

Palavras III

O fetichismo da mercadoria é o fenómeno pelo qual, na produção capitalista, a mercadoria serve de suporte às relações de produção entre os homens, dando assim a impressão de que as relações sociais de produção são relações entre coisas.

Esta teoria foi criada por Karl Marx. O termo aparece em O Capital (1867), substituindo a Teoria da Alienação que Marx elaborara na sua juventude.

Sem saber, Marx introduzia conceitos que seriam também precursores de uma nova ciência, a semiologia.

Palavras II

(...)
hoje
dentro deste corpo que sentia cansar
pude colidir com o adormecimento que me chama
pude ver meus olhos viajantes
tornarem-se estrangeiros em mim;
e a agressão de um riso,
intenso,
promover-se embriagado
por entre desejos silenciados

(...)

Luis F. Simões

Palavras I


Nudibrânqueo _____ “brânquias a descoberto”, no Cabo dos Ventos.

23.2.08

Enlevar-se

A Beleza de Vénus

MÁRIO VITÓRIA

Exposição "O Guardador de Rebanhos " na
Galeria Nuno Sacramento até 29 de Março



Crença violenta na ideia mordaz e velada

21.2.08

Palavras aos molhos

Jean Sébastien Monzani
The Still Travelers

Uma nova corrente e, via Absorto, sou apanhada. Doze palavras preferidas.

Lembrei-me
da VIDA secreta das palavras e tive SAUDADES de uma AMIGA. Naquele dia, disse logo: ALGODÃO. e é VERDADE. Algodão é uma palavra bela. e deve haver uma razão__ ou várias, para que esta palavra, e não outra qualquer, tenha saltado logo do topo da minha mente (em inglês, top of mind, é uma expressão que me agrada; em português não é muito musical). é verdade que se chama por ela facilmente: [á]____lgodão. olho outra vez para a palavra. vou olhar imensas vezes para descobrir sentidos____ os que me são familiares e outros estranhos que aparecem sempre que olhamos muito para uma coisa. al__godão alkutum é árabe e gosto do Bi Kidude, rei do taarab. a generosidade de algo__dão contraria o vício capitalista de estimar um preço para tudo. quem dá vai ser____ a senhora da roulotte no parque de diversões, às escondidas do marido que pede 5 euros por algodão azul, rosa ou branco. doce. tenho cinco anos e lambuzo-me de algodão. e trinta anos depois, também. estico o algodão, arranco um pedaço enorme e meto-o na boca. as cores são as da infância. a roupa dos meus bebés. e os tecidos! laváveis a mais de 30°, hipoalergénicos, saudáveis. mas esses não são doces, são macios. estes e os que desmaquilham e lavam feridas.
o que há de universal no algodão: em todos os sentidos da palavra, estica-se na mão. depois de deixar de ser semente. desde a colheita. sendo certo que é melhor evitar falar das plantações. o passado do algodão é negro de escravidão, o presente é transgénico! por outro lado, se o algodão é História, o algodão é rico. oh, nada desvirtua a beleza da palavra! cor, sabor, textura, filamento de sentidos que não se desvanecem com este saber em rama.


Mas, palavra por palavra, hoje, prefiro MILAGRAR, que é uma invenção do poeta Manoel de Barros neste poema:

Prefiro as máquinas que servem para não funcionar:
quando cheias de areia de formiga e musgo - elas
podem um dia milagrar flores.

(Os objetos sem função têm muito apego pelo abandono.)

Também as latrinas desprezadas que servem para ter
grilos dentro - elas podem um dia milagrar violetas.

(Eu sou beato em violetas.)

Todas as coisas apropriadas ao abandono me religam
a Deus.
Senhor, eu tenho orgulho do imprestável!

(O abandono me protege.)


Teorizar: o meu gosto pelas palavras também varia consoante o seu estado: sólido, as que lemos; em processo de solidificação, as que escrevemos; gasoso, as que lançamos ao ar e mais ou menos lentamente se desintegram; líquido, as que fluem em conversas com amigos, amantes, filhos.

MILAGRAR, por exemplo, é palavra sólida. SUSTO também. Os imperativos líquidos divertem-me, são teatrais: Vá, VAI! MACIO gosto em estado gasoso. dizer, ouvir MACCCIO. às vezes não gosto: quando o ccc se aproxima do zzz. Gosto de VOZES. As vozes condicionam o meu gosto pela palavra. Uma palavra pode ser bela e tornar-se feia, ou vice-versa, consoante o seu estado e o seu emissor. Enfim, COMPLICO (palavra sólida e gasosa)! que as há neutras, quase transparentes, como CORES (sem adjectivo nem especificação). ou carregadas de sentido e sofrimento, como TRISTE. e gosto delas.

É claro, as palavras que preferimos são as que (nos) provocam EMOÇÕES. Agora mesmo, em estado sólido, deparei-me com esta sequência: "mamã doime o ouvido esquerdo". E desfaleci de AMOR e de culpa porque não estava no lugar certo no momento certo (odeio CERTO).

[não foi por desgostar de DOZE que acabei por eleger 14 palavras]

A CORRENTE (não gosto em nenhum estado, mas submeto-me: é o poder da palavra!__ os visados podem tentar resistir) passa para:
A destreza das dúvidas - A Ilusão da Visão - A Senhora Sócrates - A Vida O Amor e as Vacas - Bandida - Cabo dos Ventos - Deliciosamente em Surdina - Divino Senão Fosse Humano - E-Konoklasta - Expresso do Oriente - Elypse - Luminescências - O Rasto dos Cometas - Plan(o)alto - Zumbido

[o número que eu mais gosto é 15. até chorei quando fiz 16 anos. juro! (termino com uma palavra que evoluiu, está cada vez mais cómica)]

18.2.08

Correcção


"Permanentemente corrigimos e corrigimo-nos a nós próprios sem a mínima contemplação, porque a todo o momento reconhecemos que fizemos (escrevemos, pensámos, executámos) tudo errado, que agimos erradamente, que tudo era falso no nosso procedimento, de modo que tudo até este momento é uma falsificação, por isso corrigimos essa falsificação e corrigimos novamente a correcção dessa falsificação e corrigimos o resultado dessa correcção da correcção e assim por diante (...). Mas a verdadeira correcção vamos nós protelando, como outros a fizeram sem mais nem menos de um momento para o outro, penso eu, (...), a puderam fazer, quando eles próprios já não pensavam nisso, porque tinham medo, só de pensar nela, mas depois corrigiram-se."

in Correcção de Thomas Bernhard
Tradução de José António Palma Caetano
Ed. Fim de Século, 2007

Original: Korrektur, 1975

Still Life


Dia 26, o CHINEMA prossegue com Still Life - Natureza Morta de Jia Zhang Ke.


Leão de Ouro em 2006

13.2.08

e como eu gostava dele...

Morreu Henri Salvador, mon jardin d´hiver.



[Esta é para ti]

"Voilà ce qu'il faut faire" s'était alors dit Carlos Jobim, raconte Henri Salvador dans VSD. "Ralentir le tempo de la samba et mettre une jolie mélodie et de beaux accords dessus. Donc, je suis à l'origine de la bossa-nova sans l'avoir voulu."

(ler mais)

12.2.08

de Elite


O José Manuel Dias do COGIR nomeou o Divas um "Blogue de Elite" e eu quero agradecer-lhe a bondade____ porque e apesar: porque ele exagera e apesar de nem todas as elites serem recomendáveis.

Como me parece que estou a falar com um conterrâneo, e ando em maré de presentes fotográficos, ofereço-lhe uma série de bugas parisienses___ com a nota de que o conceito chegou cá primeiro, em Paris é novidade. Enfim, tínhamos tudo para ser uma cidade de elite... (já me calei).

Mas poderia um cinéfilo recusar tão gentil pedido!

LA, obrigada pela resposta. Poderia um cinéfilo recusar tão gentil pedido! É verdade que, no que me diz respeito, sou péssima a responder a desafios blogosféricos... mas olha, não é por falta de amizade.
Há uns tempos, em Salamanca, tirei esta foto a pensar em ti. Lamentavelmente, não posso enviar-te os churros que se comiam neste estabelecimento. Também não é coisa que te faça bem à saúde, mais vale a certeza de que o cinema anda por aí à solta e até se serve às mesas. O FAMAFEST e o CINE ECO, que diriges, são mais uma prova. Haja apetite para as centenas de filmes oriundos de todo o mundo, com as mais diversas linguagens e temáticas, disponíveis nos menus que elaboras tão bem. Cinéfilo e maître au cinema (sim, porque na cozinha é só de ouvir dizer), poderias lá recusar o meu pedido! É um nada face ao labor que exige a organização destes festivais de cinema! Cá em Aveiro, aproxima-se a extensão do Cine Eco 2007; em Famalicão, o Famafest 2008. Haja apetite!


11.2.08

III. Mas esta é uma excelente ideia... que se poderia adaptar aos nossos museus

LE LOUVRE AUTREMENT
NOCTURNES DU VENDREDI
18H-22H


Às sextas à noite uma programação inédita para descobrir e redescobrir o Louvre. Ateliers, conferências, teatro, música, cinema, perfomances e visitas guiadas por estudantes com formações diversas (história de arte, animação cultural, escultura, cinema, música ou turismo). Entrada gratuita a menores de 26 anos. Bilhetes a 6 euros para os restantes. Sem necessidade de reserva prévia.

II. Não sei se ainda é uma consequência do sucesso do Código Da Vinci de Dan Brown




I. Sexta à noite vi Afrodite


Aphrodite Accrouppie

Aphrodite est saisie au moment de sa toilette, versant probablement de l'eau sur sa nuque, tout en s'appuyant sur son genou gauche. (...)

Le copiste romain s'est inspiré d'une Aphrodite accroupie grecque, aujourd'hui disparue et peut-être en bronze, datée du IIIème siècle avant Jésus-Christ. Elle serait attribuée à Doidalsas de Bithynie d'après une interprétation de la description du portique d'Octavie par Pline l'Ancien (Histoire Naturelle, XXXV, 35).

La petite main conservée sur le dos d'Aphrodite appartenait à un Eros, connu sur d'autres répliques romaines.(...)

Le culte d'Aphrodite (déesse grecque de l'Amour), qui attribue la beauté et l'attirance sexuelle et sera identifiée à Vénus dans la mythologie romaine, vient du Proche-Orient, par Chypre et Cythère. Appelée Anadyoméné (celle qui sort de la mer) et Cypris (la Cypriote) et faisant partie des douze grands Olympiens, elle sera souvent représentée avec un sourire aux lèvres. Les Grecs la représenteront sous la forme d'une déesse sévère et cruelle. Les Romains retiendront davantage l'aspect bienveillant. Lucrèce, dans son exorde au poème "de natura rerum", l'identifie à la force suprême qui donne la vie.

Homère rapporte qu'elle est la fille de Zeus et de Dioné et la femme d'Héphaïstos. Hésiode affirme qu'elle est née de la mer sous la forme d'une femme à Paphos dans l'île de Chypre, ou bien à Cythère. Les organes génitaux de son père Ouranos, tranchés par Cronos, auraient donné leur semence à l'écume (aphros). Des fleurs seraient apparues sous ses pieds lors de sa sortie de l'eau avant quelle ne soit accueillie par Eros (Cupidon).

Son mariage avec Héphaïstos n'empêchera pas la déesse qui symbolisait la sexualité de connaître de nombreuses aventures. (...)

1.2.08

é que vou andar por Aqui ;)

Paris, foto de Dez. 2005

a 1ª sessão foi ao Ar

Dias 5, 12 e 19, atenção ao CHINEMA!

anular na Agenda

Carlos do Carmo com Henk van Twillert e OFB hoje à noite. Eu não perderia este espectáculo...

El cementerio indio

Juan Luis Guerra - La Llave De Mi Corazon (2007)


Shakira - La Tortura (2006)


Alejandro Sanz - Tú no tienes alma (2005)


Alejandro Sanz - No es lo mismo (2004)


Juanes - Es Por Ti (2003)


Alejandro Sanz - Y Solo Se Me Ocurre Amarte (2002)


Alejandro Sanz - El Alma En Al Aire (2001)


Marc Anthony - Dímelo (I Need To Know) (2000)



Eis os "Grammy Latino de Canção do Ano" desde o ano 2000 (Marc Anthony) até 2007 (Juan Luis Guerra), passando por Sanz e Sanz e Sanz... Ontem, depois do Swing, o zapping ofereceu-me a Cerimónia de Entrega dos Prémios em Las Vegas (falada em espanhol, dobrada em inglês e legendada em português!). A versão latino-americana dos prémios Grammy é pior que as novelas mexicanas! Mas trágico mesmo é que o gosto musical a la Grammy Latino é um insulto à cultura ibero americana. Dónde esta el alma?

ai que eu não posso falhar mais esta ! OS 20 MELHORES FILMES

E a lógica é a seguinte: escolher os 20 melhores filmes da história do cinema/ de blog em blog actualizar a lista, eliminando dois e adicionando outros dois em substituição daqueles/ trackback" com o blog de origem e encaminhar a lista para outro blog que continuará os procedimentos/ cada blogger colocará o link dos últimos cinco blogs que a actualizaram

Neste momento a lista é a seguinte:

Vertigo (Um Corpo que Cai) - Alfred Hitchcock, 1958
Lord of the Rings (O Senhor dos Aneis) - Peter Jackson, 2001-2002-2003
Citizen Kane - Orson Welles, 1941
East of Eden (A leste do paraíso) - Elia Kazan, 1955
La Vita è Bella - Life is beautiful - Roberto Benigni, 1977
Modern Times - Charles Chaplin, 1936
The Name of the Rose - Jean-Jacques Annaud, 1986
O Pianista - Roman Polanski, 2002
The Bridge on The River Kway - David Lean, 1957
The Deer Hunter (O Caçador) - Michael Cimino, 1978
The Schindler’s List (A Lista de Schindler) - Steven Spielberg, 1993
Unforgiven (Imperdoável) - Clint Eastwood, 1972
The Godfather Trilogy - Francis Ford Coppola (1972, 1974, 1990)
Amadeus - Milos Forman, 1984
Million Dolar Baby - Sonhos Vencidos - Clint Eastwood, 2004
Persona – Ingmar Bergman, 1966
Aniki Bóbó - Manoel de Oliveira,1942
E.T. - Steven Spielberg. 1982
Papillon - 1973
Gone With The Wind - E tudo o vento levou - 1939

Tiro:
The Schindler’s List (A Lista de Schindler) - Steven Spielberg, 1993
Lord of the Rings (O Senhor dos Aneis) - Peter Jackson, 2001-2002-2003

Acrescento:
Esplendor na Relva - Elia Kazan, 1961
Morte em Veneza - Luchino Visconti, 1971

Passo a:
Lauro António Apresenta

Os últimos cinco bloggers foram:
Marinheiro de Água Doce
Art & Design de Isabel Filipe
Peciscas
Uma Simples Cubata
Divas & Contrabaixos


Nothingandall, já está ;)