18.9.06

Um dia por Darfur


Foi ontem. Não chega. Não chegou a tempo. Em 2004, já era muito tarde.

Os números apontam agora para 300 mil mortos e 2 milhões de refugiados. O conflito teve início em Fevereiro de 2003. Em Setembro de 2006 (a semana passada) o Conselho de Segurança da ONU finalmente aprovou uma resolução que prevê o envio de 20 mil capacetes azuis, em substituição da inoperante força da União Africana (UA)___ mas não se avança porque o Governo sudanês, este Governo sudanês, recusa a presença de mais soldados estrangeiros no seu território?

A memória do genocídio no Ruanda em 1994 não foi suficiente para evitar uma nova crise humanitária. Invadem-se Estados que (alegadamente) têm ligações à Al-Qaida e não se intervém na defesa de populações atacadas por milícias como a Janjaweed. Um dia por Darfur, todos os dias por Darfur, até se encontrar uma solução para o conflito! Mas para quando um minuto de silêncio pelos Estados que compõem o Conselho de Segurança da ONU?

Sem esquecer, é claro, as sábias palavras do escritor Ahmadou Kouroma: Autant que l'indifférence et l'hypocrisie des pays du Nord, il faut fustiger les Africains eux-mêmes, dénonçant le fatalisme lié aux croyances religieuses et au fétichisme, l'incurie et la corruption des dirigeants qui se sont succédé après les indépendances ou bien encore le manque d'éducation dans des régions où « les bêtes sauvages vivent mieux que les hommes ».

Sem comentários: