1.2.05

Venus as a boy


Vénus, de Aubrey Beardsley

Mesmo filho de zeus e de dione, dos céus e dos deuses
ou fruto do sangue transformado em espuma
que cronos derramou sobre urano, com raiva e poesia

Mesmo se
caracóis de ébano,
ombros nus,
dorso coberto por manto de cauda e roda
seda selvagem sobre pele hérculea,
que teu sexo (que é um cálice) não rasga

(e ainda que)
tronco feito um mastro,
envolto em tecido que são velas
braços num barco sem envergues

(sussuram que)
Nasceste da espuma do mar
e em espuma de dias e noites não numeradas
te diluis
e nós fêmeas e machos, tua corte
residentes e servos da casa tua
soberano
ouvimos galanteios
tocamos nossos teus seios
penteamos enleios
choramos prazeres alheios

(discutem)
Quem são as guardiãs de teu reino
orugã?
a beleza e o amor
ou a tristeza e a cópula
a transgressão e a dor
ou o prazer e a arte

Pares filhos de guerra
tens netos humanos
bisnetos volúpia
ris de Botticelli
e da ninfa de Milo

Acabarás em pedaços
caracóis em farrapos
dorso sobre plintos
braços mutilados

Porque vénus em macho
diz o Oscar Wilde
é sempre maltratado

6 comentários:

AdoMarrocos disse...

Ola, cá estou eu de volta para dizer "Ola" e ver quais as novidades das 3 ultimas semanas em que estive ausente...

Porta-te bem

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Seja Benvindo! Mas eu costumo portar-me mal?
bjs

Menina Marota disse...

Este teu Poema recordou-me outro, de que eu gosto muito e, que te deixo aqui de presente...

"À flor da vaga, o seu cabelo verde,
Que o torvelinho enreda e desenreda...
O cheiro a carne que nos embebeda!
Em que desvios a razão se perde!

Pútrido o ventre, azul e aglutinoso,
Que a onda, crassa, num balanço alaga,
E reflui (um olfacto que embriaga)
Que em um sorvo, murmura de gozo.

O seu esboço, na marinha turva...
De pé flutua, levemente curva;
Ficam-lhe os pés atrás, como voando...

E as ondas lutam, como feras mugem,
A lia em que se desfazem disputando,
E arrastando-a na areia, co'a salsugem."


[Poema "Vénus" in colectânea Clepsidra, de Camilo Pessanha]

Abraço e :-)))

http://eternamentemenina.blogs.sapo.pt/

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Muito obrigada, Menina Marota! Que presente dos deuses!

Didas disse...

Gostei.

almadepoeta disse...

Obrigada pelo comentario deixado no meu blog.
Fico feliz que conheças a minha ilha, que é de facto um paraiso de sossego com a sua natureza muito´caracteristica.
Espreitei o teu blog que de facto merece o destaque na Gazeta do Blogueiro, pelo trabalho aqui desenvolvido.
Se me permites colocarei o teu link para cá voltar outras vezes.
Obrigada....fica um beijo deste lado de cá