26.2.05

Os olhos dos meus olhos estão abertos


Catherine Hermans

Todas as sugestões para este fim de semana têm um único objectivo: acabar o dia com vontade de gritar isto:

obrigado Meu Deus por mais este espantoso
dia:pelos saltitantes e virentes espíritos das árvores
e um azul autêntico sonho celeste;e por tudo
o que é natural o que é infinito o que é sim

(eu que morri estou vivo de novo,
e este é o dia de anos do sol;este é de anos
o dia da vida e do amor e asas:e do alegre
grande evento ilimitavelmente terra)

como poderia saboreando tocando ouvindo lendo
respirando qualquer----erguido do não
de todo o nada----ser simplesmente humano
duvidar inimaginável de Ti?

(agora os ouvidos dos meus ouvidos despertam e
agora os olhos dos meus olhos estão abertos)


E.E. Cummings

7 comentários:

Francis disse...

Divas, porque não experimentas lançar uns poemas teus? Tenho a certeza que tens alguns escondidos :-)
Bom fim-de-semana!

armando s. sousa disse...

Belo poema.Bonita fotografia.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

francis, quando se lê poetas como este e tantos outros, percebemos a nossa insignificância. os meus poemas não estão escondidos, são privados... mas um dia destes atiro-os para a praça. bjs

nikonman disse...

vamos lá a escrever o nome do poeta com letras minúsculas. como ele sempre quis e fez. ;-)

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

nikonman, estás desactualizado! :)

Em Outubro de 92, um artigo de Norman Friedman esclareceu "definitivamente" a polémica do uso de minúsculas ou maiúsculas no nome de Cummings. As minúsculas foram adoptadas pq um tal de Harry T. Moore teria afirmado que o pp Cummings teria mudado o seu nome para minúsculas. Trinta anos depois, Norman Friedman, que é considerado um dos mais conceituados estudiosos do poeta, desmentiu essa afirmação e afirmou a necessidade de corrigir graficamente o seu nome. Esta é a posição aceite actualmente. Se reparares, nos últimos anos a Assírio & Alvim já "assina" E.E. Cummings.

Obrigada pelo comentário pertinente. e deixa-me dizer-te que fiquei com pena pq adorava o "e.e. cummings" que a Assírio, em 91, ainda usava.

nikonman disse...

Estou esclarecido. Mas continuo a preferir o nome em minúsculas. Mesmo sendo errado.

ananda disse...

Poema lindo! Vou copiar para mim. Posso? Beijos MRF!