28.2.05

A amor dura uma semana


Frédéric Beigbedder

Ele escreveu L'amour dure trois ans e outros livros cheios de duras verdades. Em Windows of the world diz por exemplo que a única maneira de saber o que se passou no restaurante situado na torre Norte do World Trade Center, no dia 11 de Setembro de 2001, entre as 8h30 e as 10h29, é inventando. Identifica-se com aquela afirmação de Tom Wolfe segundo a qual um escritor que não escreve romances realistas não compreende nada das jogadas e estratégias da época em que vive. E, como Marylin Manson, acha que um artista deve mergulhar no coração do inferno. É amigo de Michel Houellebecq que por acaso é um escritor mais genial que Beigbedder, mas lá chegaremos... A verdade é que esta semana vou dedicá-la ao Frédéric. Gosto de tudo nos livros dele, dos temas, dos prefácios e até dos agradecimentos.


Obrigada a Bruce Springsteen pelo seu último álbum, assim como a Suicide, Robbie Willians, Sigur Ros, The White Stripes, Richard Ashcroft, Zwan e claro, a Cat Stevens-Yusuf Islam pelo In search of the Centre of the Universe (A&M Records).
Obrigada a Amélie Lebrande por se ter tornado Amélie Beigbedder.
(...)
E ao Canal+ pela indemnização pelo despedimento.
(...)
Obrigado a Walks in Hemingway's Paris de Noel Riley Fitch (St Matin's Griffin, New York): prova de que certos americanos conhecem Paris melhor do que nós.
Obrigado a Julien Barbera por me ter reservado a melhor mesa no Cipriano Downtown.
Obrigada a Yann Le Gallais pelo seu champanhe.
(...)
Obrigado ao Concorde...
E viva Sean Penn!

in Windows on the world, Grasset, 2003

5 comentários:

ananda disse...

Desculpa usar este espaço sem ser para comentar o texto, mas queria-te dizer que está uma mensagem especial para ti no meu blog. Quando quiseres passa lá! Beijinhos!

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

(ex) Solteirão e Ananda, muito obrigada.

Solteirão só um reparo (que por acaso foi discutido ontem): à laicidade não se aplica o "ismo"!

Kisses aos 2

Anónimo disse...

Na massa do sangue e no coração.

Bin_Tex

O Turista disse...

Não conhecia, vou então estar atento ao blog!
:)

O turista - http://turistar.blogspot.com/

Anónimo disse...

Thanks so very much for taking your time to create your blog. Excellent work