17.2.05

De Brasília II


Enildo Amaral, O Vale do Amanhacer, Templo - Tia Neiva

"O Vale do Amanhecer é uma seita criada por Tia Neiva, que já morreu, ou desencarnou, como dizem por lá. Ela foi quem criou o templo e tudo o que existe por lá, desde as roupas das pessoas, a decoração do lugar, dos templos e também as entidades que ela incorporava e que passaram a fazer parte da vida do lugar. A Tia Neiva, como já disse, foi camionista, fotógrafa e depois tornou-se uma espécie de médium e, como tal, participava nas diversas etapas que fazem parte das cerimónias do templo. A seita é uma mistura de espiritismo, xamanismo, cristianismo, crenças em seres extraterrestres etc.. Só vendo para crer. E. Amaral "
A comunidade religiosa do Vale do Amanhecer tem um forte apelo milenarista e é marcada por um intenso hibridismo religioso. Fundada em 1968 e localizada a 6 km de Planaltina, cidade satélite de Brasília, teve sua criação diretamente associada à vida da sergipana e ex-caminhoneira Neiva Chaves Zelaya, mais conhecida como Tia Neiva, e às supostas aparições de uma entidade indígena chamada Pai Seta Branca, seu mentor espiritual.
Em 1957 Tia Neiva, de acordo com os adeptos, passou a ver e ouvir espíritos. Um cacique enfeitado com plumas brancas e falando espanhol foi o primeiro a se manifestar. Identificando-se como Pai Seta Branca, essa entidade estaria a serviço de uma grande missão aqui na Terra. Uma vez que não mais poderia encarnar, teria escolhido Tia Neiva como sua substituta na criação de uma doutrina que, através da prática da cura espiritual, iria preparar a humanidade para a chegada do terceiro milênio. Época em que não existiriam dor e sofrimento. (...) Contam os adeptos que todos os seres humanos descendem dos habitantes de um planeta chamado Capela, cujos moradores seriam bastante desenvolvidos nos planos físico, científico e espiritual. A estes seres teria cabido a missão de colonizar a Terra. No entanto, como suas constituições físicas não lhes permitiam a adaptação ao novo planeta, tiveram que passar por uma espécie de mutação. Transformaram-se, assim, nos equitumans, seres semidivinos que, além de andróginos, mediam de três a quatro metros de altura (Cavalcante, 2000: 50).
A Seita apresenta-se aqui.
E nunca mais se queixem das nossas Santinhas, que são virgens, ou aleijadinhas, sempre pobrezinhas e humildes!
(ou sim, queixem-se, porque pelo menos a Tia Neiva dá provas de uma imaginação e bom gosto fantásticos! equitumans? uma santa fotógrafa? verdadeiro pós-modernismo!)

3 comentários:

kimikkal disse...

Culto exótico esse...

Unknown disse...

Esqueceste-te de salientar que essa "seita" nao cobra um tostao a ninguem, recebe toda a gente independente de raca, religiao ou nivel social, nao impoe condioes, nao condena nem obriga ninguem a nada, e que segue a escola do caminho de jesus cristo, nao o pregado na crunsz, mas o vivo que viveu na tolerancia, no amor e na humildade

Anónimo disse...

o VALE DO AMANHECER, seguindo a linha de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, FAZ OU MELHOR DIZENDO, TENTA FAZER A VERDADEIRA CARIDADE, E, COMO TAL BUSCA NO AUXILIO ESPIRITUAL DOS ENCARNADOS E DESENCARNADOS, ASSIM, COMO AS DEMAIS RELIGIOES DO BEM, COMO O KARDECISMO E OUTRAS SEITAS QUE NADA COBRAM, bem como ainda, levando-se em cosideração que algumas religioes ou todas até a universal, tem sua função de fazer algo na terra, se o cara bebe cana e vai para a universal e dá seu dinheiro ao pastor, nada impede de reconhecer que a universal tem um papel importante, ou aquele que vai ao centro de umbanda retirar as quizilas dos outros, está ele fazendo o bem, ou ele vai vibrar em favor de alguem, ele está a fazer o bem, TUDO É CARIDADE, NAO IMPORTANDO A CRENÇA, o vale do amanhecer, aceita todos os credos, e, todas as crenças, nao importa a condição social, ou origem religiosa, como dito acima pela outra mensagem, NAO COBRA NADA E NEM PODERIA COBRAR, já que JESUS DIZ CLARAMENTE, DAI DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTES, e fora da caridade NAO HÁ SALVAÇÃO, tia NEIVA trouxe uma luz para o planeta terra, onde há os desmanches de BRUXARIAS, de graça, o que, alguns COBRARIAM RIOS DE DINHEIRO E AINDA DEIXAM O CARA TODO AMARRADO E AINDA NAO FAZEM NADA, GERALMENTE, NAO TODOS, MAS, A MAIORIA DOS QUE SE DIZEM MESTRES NESTES ARTES. SALVE DEUS