25.4.12

Querer é poder

Querer é poder
...é o que dizem. não sei o que não fiz não fizemos. talvez estejam suspensos: os desejos. e há desejos que devem ficar assim. outros não. como estes, que agora vocifero. a ver se acontecem: quero que este país -que-não-é-uma
-democracia-porque-não-há-democracias (já dizia o Alain Tourraine) se aproxime mais do modelo democrático. porque o que existe são sociedades-que-aspiram-à-democracia e esse foi o direito que conquistámos em 1974, o direito a lutar por esse modelo, a obrigação de criar as bases que sustentem e desenvolvam um Estado e uma forma de estar que nos aproxime do modelo. que a democracia não é tesouro que se guarde em caixas. é uma ideia que se defende com ações. a assembleia da república como casa símbolo é frágil: é uma gaiola: sem corpo, as ideias entram e saiem por entre as grades. às vezes, a democracia foge e não a apanham. e então respira-se mal lá dentro.

é o dia. podem acrescentar os vossos desejos. da unanimidade de uns far-se-á força. da originalidade de outros, publicidade. dois bons meios para se chegar lá. às vezes.

[Imagem: Paula Rego]

Sem comentários: