18.4.12

Francisco Madeira Luís

O meu amigo Francisco Madeira Luís faz hoje 79 anos. É um dos pioneiros do associativismo em Portugal, participou na criação e gestão do projecto dos Centros Culturais Regionais na década de 70 e 80, ao serviço da Direcção Geral de Acção Cultural. Foi ainda impulsionador de iniciativas locais para criação de emprego, para combate ao insucesso escolar, para implementação de políticas locais de salvaguarda do património edificado, para valorização e preservação do património industrial, entre outros. A partir dos anos 60 iniciou uma recolha de documentação gráfica orientada para as áreas do Teatro e das Artes Plásticas, com destaque para os cartazes. Reúne de igual modo material da produção pré-industrial nos domínios do vidro, da cerâmica e do ferro fundido, sendo membro activo da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial. Madeira Luís escolheu a cidade de Aveiro, e especificamente a sua Universidade, para doar a maior parte dos acervos constituídos ao longo de uma longa vida.
Os tantos anos são uma grande proeza. Acontece que, para além do muito viver, ele também pensa muito, e eu acho que pensa extraordinariamente bem. Ouçam-no nesta pequena grande entrevista e imaginem o prazer que é conversar com ele à mesa do café, com ou sem tertúlias. Conhecê-lo fez-me bem, já lá vão uns dez anos ou mais. Nunca me senti mais jovem do que ele. É um amigo, uma pessoa boa e alguém que admiro imenso. Parabéns, Francisco!

Madeira Luís
Aveiro 17-04-2012
Foto: MRF

Sem comentários: