O Museu de Aveiro está a sofrer obras de ampliação e requalificação, ou talvez não. talvez não sofra. A verdade é que para formar uma opinião temos poucos dados. Sabemos que o projecto de remodelação é da autoria do arquitecto Alcino Soutinho. A algum concidadão foi dada a oportunidade de apreciar a maquete da obra? O IPM não a faculta. A CMA também não. Para quem por lá passa diariamente, o novo edifício, construido na área do antigo parque infantil e jardim, é assustador. Na verdade, do lado da (estreita) Rua Príncipe Perfeito sobressai apenas uma imensa parede de cimento.
Vendo a nova obra da esquina da Príncipe Perfeito com a Rua Batalhão de Caçadores Dez, a impressão é a de um caixote com uma ampla abertura de um dos lados.
Do lado oposto, percebemos melhor a extensão ao actual Museu.
Note-se que a obra implicou o sacrifício quase integral do pequeno jardim que, na toponímia oficial, leva o pomposo título de Parque de Santa Joana (Ver texto na íntegra no Dia com Árvores).
Para quem não conhecer o Museu, instalado no antigo Convento de Jesus, deixo algumas fotos das fachadas principal (Av. Santa Joana Princesa - 1, 2) e lateral (Rua Batalhão de Caçadores Dez -1L, 2L).
As obras do Museu continuaram apesar da descoberta de construções antigas e de “milhares de peças” (o INM tem controlado o trabalho arqueológico? os políticos locais têm estado atentos? quem informa os cidadãos?) e vão continuar. Para que serve este apontamento! Não sei.
O Convento foi classificado Monumento Nacional em 1910. Consultem esta ficha do IPPAR que inclui dados históricos e fotografias.
Com ou sem o novo espaço para as reservas do Museu, com ou sem circuitos de visita racionalizados, com ou sem as futuras exposições temporárias, com ou sem café_________ quer dizer, de preferência com, e bem, este Museu é um espaço que merece ser visitado. por muitas razões!
Sem comentários:
Enviar um comentário