19.3.07

Museu de Aveiro

O Museu de Aveiro está a sofrer obras de ampliação e requalificação, ou talvez não. talvez não sofra. A verdade é que para formar uma opinião temos poucos dados. Sabemos que o projecto de remodelação é da autoria do arquitecto Alcino Soutinho. A algum concidadão foi dada a oportunidade de apreciar a maquete da obra? O IPM não a faculta. A CMA também não. Para quem por lá passa diariamente, o novo edifício, construido na área do antigo parque infantil e jardim, é assustador. Na verdade, do lado da (estreita) Rua Príncipe Perfeito sobressai apenas uma imensa parede de cimento.


Vendo a nova obra da esquina da Príncipe Perfeito com a Rua Batalhão de Caçadores Dez, a impressão é a de um caixote com uma ampla abertura de um dos lados.


Do lado oposto, percebemos melhor a extensão ao actual Museu.

A ala (antiga) do edifício virada para a Rua Príncipe Perfeito encontra-se já sem telhados, ao mesmo tempo que prosseguem os trabalhos no seu interior, obra que «não implica uma diminuição das cércias, mas somente um ligeiro ajuste das coberturas. Da fachada, também desaparecem as aberturas do piso superior.


Note-se que a obra implicou o sacrifício quase integral do pequeno jardim que, na toponímia oficial, leva o pomposo título de Parque de Santa Joana (Ver texto na íntegra no Dia com Árvores).

Para quem não conhecer o Museu, instalado no antigo Convento de Jesus, deixo algumas fotos das fachadas principal (Av. Santa Joana Princesa - 1, 2) e lateral (Rua Batalhão de Caçadores Dez -1L, 2L).

1

2

1L

2L



As obras do Museu continuaram apesar da descoberta de construções antigas e de “milhares de peças” (o INM tem controlado o trabalho arqueológico? os políticos locais têm estado atentos? quem informa os cidadãos?) e vão continuar. Para que serve este apontamento! Não sei.

O Convento foi classificado Monumento Nacional em 1910. Consultem esta ficha do IPPAR que inclui dados históricos e fotografias.

Com ou sem o novo espaço para as reservas do Museu, com ou sem circuitos de visita racionalizados, com ou sem as futuras exposições temporárias, com ou sem café_________ quer dizer, de preferência com, e bem, este Museu é um espaço que merece ser visitado. por muitas raes!

Sem comentários: