29.9.06

Inquiétante intimité

Marcia Lorenzato
Féminin moi. Infografia impressa sobre papel

Marcia Lorenzato
Épuise moi. Infografia impressa sobre papel


Em 2004 utilizei uma foto de Marcia Lorenzato para ilustrar um texto. Foi então que a fotógrafa me escreveu a agradecer a divulgação do seu trabalho, declarando que gostara, que gostava, de ver as suas fotos associadas a interpretações particulares. Marcia Lorenzato, criadora, tornava-se espectadora das reacções à sua obra. É verdade que a emoção que a sua fotografia me suscitou, convergiu com a intenção das palavras que queria expressar.

Fui seguindo o trabalho de Marcia Lorenzato, artista de origem brasileira, nascida em São Paulo, que viveu na Europa e no Canadá. De resto, ela ainda trabalha no Quebec, onde está a terminar um doutoramento em Teoria e Práctica das Artes. Este mês, em Montréal, a Galeria Art Mûr apresentou uma exposição sua intitulada Inquiétante Intimité. Sobre essas criações, diz Danielle Leenaerts, crítica de arte, professora na Université Libre de Bruxelles: Que ce soit par l’installation ou par le collage d’images photographiques retravaillées ensuite électroniquement, Marcia Lorenzato produit des représentations complexes. À partir de préoccupations récurrentes, qui sont celles du passage du temps, de la transmission intergénérationnelle, des relations de l’individu à son environnement, elle crée des variations chaque fois renouvelées, qui cherchent à stimuler l’imaginaire du spectateur.

A mim agrada-me muito a sua fixação em objectos, fragmentos, pedaços de um ambiente que parece, é, familiar, e que ela transforma, envolve, em cor e movimento, até nos aproximar da sensação de mundo onírico, flutuante. Mas o que mais me aproxima da sua obra, e quanta subjectividade contém esta afirmação, é a ideia de fragilidade que sempre me ocorre. Como se tudo se pudesse desfazer, desvanecer, desaparecer de um momento para o outro.


Marcia Lorenzato
Passage

Sem comentários: