28.4.08

Feliz Cumpleaños

José Malhoa
O Atelier do Artista (Antes da Sessão)
Óleo sobre tela - 1893-1894
93 × 127 cm


Eduardo, não sei se os meus avôs alguma vez puderam apreciar este quadro de Malhoa. Abel, avô paterno, nasceu a 27 de Abril de 1909. José, avô materno, nasceu a 28 de Abril de 1897. Suspeito que, pelo menos este último, que tinha sensibilidade artística (era ourives), tenha conhecido a obra de Malhoa, nascido, como ele, num dia 28 de Abril (1855). É preciso ver as coisas pelo lado positivo. Esta é a data de aniversário de alguns tristes ditadores (António de Oliveira Salazar, Saddam Hussein), mas também de Tobias Michael Carel Asser, que ninguém reconhece, é certo, mas foi fundador das Conferências Internacionais de Haia e Nobel da Paz em 1911 (n. 28 de Abril de 1838 - f. 29 de Julho de 1913). Mas os artistas, ah os artistas, é que nos deixam felizes! Aos meus avôs, eu dedicaria este quadro do Malhoa. A si, uma vez que já escolheu a loira Jessica Alba, que é assim uma coisinha mais viva e very-americana, eu dedico outra diva, um furor bem euro-latino, que também festeja aniversário neste dia! Enfim, temos que ser uns para os outros... Quando puder, envie-me o Javier Bardem (e não interessa nada o dia em que nasceu!). :)




P.S.: Também li o Publico, mas quem é o António CUNHA Vaz?

Sem comentários: