11.6.05

Nação às vezes Valente e Imortal


Praça Nova, Mindelo, São Vicente

Em Cabo Verde acontecem com frequência reencontros com a nossa própria História. Símbolos e valores que a independência do país e o tempo não destruiram. Na Praça Nova do Mindelo, pela qual me apaixonei há mais de 10 anos, e que agora revi, existe esta estátua que homenageia Camões, para além de um velho coreto e de um quiosque muito portugueses. No quiosque, um anúncio da cerveja Sagres sobressai. Já lá estava há uma década atrás e continua. Não é de espantar que a marca Sagres seja a patrocinadora oficial da Selecção cabo-verdiana de futebol.

Definitivamente a ligação afectiva a Portugal não se perdeu. Mas a prova maior é aquela em que tropeçamos a todo o momento e que assenta na paixão pelas nossas equipas de futebol, nomeadamente pelo Benfica. As vitórias do clube da Luz são festejadas com maior entusiasmo que as da própria Selecção Nacional. O Benfica é o ópio, a cruz, a glória, a maior paixão do povo cabo-verdiano. Eu diria que esse sentimento de pertença à Nação SLB é superior ao embalo das coladeiras, funanas, ou mornas. A primeira pergunta não é "gostas de dançar". A primeira, recorrente, insistente, pergunta é: "és do Benfica?"

Ecoália para uma sportinguista!

Mas enfim, há que reconhecer. Juntem-se os benfiquistas dos dois países e temos nação. Uma nação (só) às vezes valente mas imortal.

Deixo-vos algumas provas irrefutáveis. Dedicadas, é claro. Antes de mais ao senhor que tingiu o blog de vermelho muito recentemente. E depois a todas as águias amigas que por aqui passam, como esta e esta e esta e esta e esta e esta e esta.

1 comentário:

Francis disse...

Sincero obrigado, Divas. É uma honra para mim ser honrado desta maneira. Nem preciso dizer-te o que acho do teu Blogue. Vou continuar a vir aqui e espero faze-lo durante muuuuuuuito tempo!!!
P.S. Também reparei na loucura das gentes de Cabo Verde pelo futebol, pelo Benfica e pelo Sporting. Até cheguei a pensar: Estes gajos são ainda mais benfiquistas do que eu!
Beijinhos!