29.5.09

Massa Crítica às 18h00

Mesmo vivendo na cidade das Bugas, desconhecia por completo a existência deste movimento:

Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes não poluentes. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.

As MC também são conhecidas nos países lusófonos como bicicletadas porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. O termo Massa Crítica é mais apropriado porque se encoraja a participação de pessoas que se deslocam de outras formas não-poluentes: patins, skate, trotinete, etc.

As Massas Críticas são passeios auto-organizados e independentes - geralmente apenas o local de encontro, o dia e o horário são definidos. Em algumas cidades, o trajecto, o ponto de chegada e as actividades ao longo do percurso são decididas somente quando o evento já esta ocorrendo. Claramente existe um carácter de protesto nesses eventos: os participantes demonstram, reunindo-se em público, as vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte nas cidades e alertam para as mudanças necessárias no espaço urbano para melhor acomodar os ciclistas.

A Massa Crítica evoca uma situação comum na China: por exemplo, num cruzamento, quando um ciclista pretende atravessar por entre uma linha de tráfego para seguir o seu caminho, espera que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para que possa então dar seguimento ao seu sentido de circulação.


Massa Crítica em Aveiro
- Acontece sempre na última sexta-feira de cada mês;
- Hoje: início de encontro na Praça Joaquim de Melo Freitas (ao lado dos Arcos) a partir das 18h30; saída às 19h00.


Em Coimbra, Lisboa e Porto
Em Chaves
Em Portimão
Boa Bicicletada! :)

Mário Tendinha - Gandaqueda
Nankim acrilico sobre papel - 38x46cm

Sem comentários: