15.2.07

A criação do mundo é a escrita da criação do mundo

Conhecia "Primeiro Livro de Urizen", na versão de João Almeida Flor (Assírio & Alvim, 1983). Recentemente, a Antígona lançou "Quatro Visões Memoráveis" e "Sete Livros Iluminados" de William Blake, traduzidos por Manuel Portela.

Ilustração de William Blake
Adão e Eva

O primeiro inclui quatro livros originalmente gravados, impressos e iluminados entre 1790 e 1795: O Casamento do Céu e do Inferno, Visões das Filhas de Albion, O [Primeiro](e único) Livro de Urizen e O Livro de Ahania. O segundo constitui a primeira tradução portuguesa integral deste conjunto de poemas: Todas as religiões são uma só, Não há religião natural, O livro de Thel, América: uma profecia, Europa: uma profecia, A canção de Los e O livro de Los.

William Blake
Ilustração de A Canção de Los


William Blake foi poeta, pintor e tipógrafo. "Joseph Viscomi demonstrou que Blake gravava imagem e texto directamente sobre a placa de cobre e mais, que essa gravação não resultava da mera transferência de um modelo previamente acabado sobre papel.(...) Desde 1784 que Blake abrira a sua própria oficina de gravuras e se estabelecera profissionalmente, tendo realizado algumas dezenas de gravuras para editores de livros e gravuras. Tratava-se apenas de adaptar algumas dessas técnicas ao seu trabalho criativo, o que aconteceu por volta de 1788, quando o conceito de livro impresso iluminado começou a tomar forma na sua imaginação. Blake adopta a partir de então a gravura em água-forte para integrar figuração verbal e visual nos seus próprios livros. (...) Não menos importante é a possibilidade de reinvenção dos livros a cada nova edição...".[in "Sete Livros Iluminados", na Introdução - Oficina Gráfica & Forja Divina - A Gravura como Cosmogonia, de Manuel Portela]

A ideia do livro como arquétipo da criação do mundo transformou a sua oficina de gravuras em forja do universo.

UMA VISÃO MEMORÁVEL

Estava numa tipografia no Inferno & vi o método pelo qual
o conhecimento é transmitido de geração em geração.

Na primeira câmara estava um Homem-Dragão, a limpar os
desperdícios da boca da caverna; lá dentro, vários dragões
escavavam a caverna.

Na segunda câmara estava uma Víbora enroscada em redor do
rochedo & da caverna, e outros adornavam-na de ouro,
prata e perdras preciosas.

Na terceira câmara estava uma Águia com asas e penas de ar,
que tornava o interior da caverna infinito, à sua volta vários
homens Aquilinos construíam palácios nas falésias imensas.

Na quarta câmara estavam Leões de fogo ardente, rugindo &
derretendo os metais em fluidos vivos.

Na quinta câmara estavam formas Sem Nome, que moldavam os
metais na imensidão.

Aí eram recebidas por Homens que ocupavam a sexta câmara,
e tomavam a forma de livros & eram arrumados em
bibliotecas.

in "Quatro Visões Memoráveis", O Casamento do Céu e do Inferno,
pp 29-30

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