13.2.07

A rainha


The Queen não é um filme sobre a rainha Isabel II. É um filme sobre a monarquia inglesa, os vários olhares possíveis sobre essa monarquia___ e a sua relação com Downing Street. A personagem Tony Blair não é de todo secundária. Este filme apresenta duas formas de estar na vida pública. Ambas sujeitas ao julgamento do povo. Nunca antes tão sujeitas a esse julgamento.

A morte inesperada da Princesa Diana funcionou como motor para todas as reacções, espontâneas, excessivas, de moderação, de mediação, mediáticas, anti-mediáticas, políticas. Foi um acontecimento excepcional que obrigou a coroa e o governo britânicos a um difícil exercício de gestão de expectativas: as do povo, as dos media. Neste filme, parte-se desse acontecimento e pesam-se diferentes questões: por um lado, sentido de missão e capacidade de contenção; e por outro, inteligência política e sentido de oportunidade. No fim, somos levados a concluir que um não pode passar sem o outro. Rainha e PM acabam por se entender.

O objectivo confesso de Stephan Frears era evidenciar a (patética) distância entre a monarquia e os seus súbditos. Balmoral, a propriedade da rainha na Escócia, parece uma ilha protegida do resto mundo. O protocolo real é obsoleto. Ainda mais face a um PM que insiste em que o tratem por Tony, que lava a loiça do jantar e que toma decisões de Estado na sua casa desarrumada e enfeitada com os desenhos dos filhos. Na verdade, acho que Frears acaba por arrasar Blair e salvar a rainha. A eficaz equipa de marketing político do Primeiro-Ministro, o seu poder e desejo de manipulação, sobrepõem-se em efeito, ao desfasamento da rainha. O comportamento da Alteza Real é legitimado pela tradição, e a pequena mudança no estilo que ocorre, por pressão (do povo)(dos media)de Blair, nessa semana histórica, não lhe tira a razão numa matéria que é cada vez mais da ordem do dia. A "necessidade de modernização", as reformas, a democracia, devem obrigar à "encenação de espectáculos" que serenem o espírito do povo?

E se o povo os reclamar abertamente?

Oscar - Nomeações: Melhor filme, Melhor realizador, Melhor actriz principal, Melhor argumento original, Melhor guarda-roupa, Melhor banda sonora original

Entretanto, parece que há a intenção de The Queen to meet The Queen for tea. The award-winning actress is set to go back to the palace - but this time she'll meet the real Queen.

Sem comentários: