8.2.07

Bobby

Bobby Kennedy apanha uma bola lançada pelo seu irmão Jack em McLean, Virginia
PAUL SCHUTZER 1957



A acção do filme Bobby, de Emilio Estevez, decorre no Hotel Ambassador em Los Angeles, no dia 4 de Junho de 1968. É dia de eleições. As primárias já deram quatro vitórias ao Senador Robert F.Kennedy. Talvez Bobby alcance a sua quinta vitória no Estado da Califórnia. Prepara-se a recepção ao candidato, prevista para essa noite. No hotel, o staff de RFK, empregados e hóspedes, de todas as idades, brancos, negros, latinos ("mexicanos"), pobres e ricos, vivem mais um dia das suas vidas. A América da guerra no Vietnam, do LSD, dos conflitos inter-raciais, dos sonhos glamourosos e da pobreza, dos assassinatos de JFK e de Martin Lutter King, do beisebol, da esperança, está toda lá. E vai soçobrar nessa noite. Bobby é assassinado.

Emilio Estevez afirmou que a morte de Robert Kennedy marca o fim da decência na América. Forte! Excertos de discursos do Senador entrecortam várias cenas e "concluem" o filme. The years through which Bobby Kennedy lived were hardly one of the human race's finest eras. (...) In Bobby Kennedy, we saw the best of ourselves.

Podemos discutir o mito Kennedy mas eu apreciei a crítica à América beligerante.

O filme não foi nomeado para os Oscars. Desconheço a razão. O argumento é bom, os diálogos são sagazes; o ritmo é fantástico - temos a sensação de uma corrida contra o tempo, as 16 horas que antecedem o assassinato correm a contra-relógio; a montagem é excelente; o cast é fortíssimo. Temos um all-star line-up. William H. Macy é o gerente do famoso Ambassador, Sharon Stone a sua esposa e a cabeleireira do Hotel. Demi Moore é a cantora alcoólica que vai abrir a festa da candidatura. Emilio Estevez é o seu desencantado marido. Lindsay Lohan é a jovem que vai casar para evitar que Elijah Wood seja enviado para o Vietnam. Martin Sheen (pai de Estevez na vida real) e Helen Hunt também são hóspedes, formam um casal burguês, de meia idade, que não quer perder o sentido da vida. Freddy Rodriguez (lembram-se do maquilhador e depois gerente da agência funerária de "Sete Palmos de Terra"?) e Laurence Fishburne trabalham no Hotel. Anthony Hopkins é o porteiro reformado que não deixa de visitar o seu Ambassador todos os dias. Com Harry Belafonte, um velho companheiro, forma outra dupla deliciosa.

A sério, é estranho não haver uma única nomeação!

Sem comentários: