18.5.12

Mais uma__duas obras de Saramago adaptadas ao cinema

Depois da versão cinematográfica de Jangada de Pedra, feita em 2002, da animação espanhola A Maior Flor do Mundo, baseada num conto de Saramago para crianças, em 2007, de Ensaio Sobre a Cegueira, em 2008, e finalmente Embargo, em 2010, chegou a vez de levar para as telas O Homem Duplicado, um thriller sobre a extinção da identidade numa sociedade que adora padrões.

O protagonista é Tertuliano Máximo Afonso, um professor de história que está à beira da depressão. Vive um quotidiano entediante, até que decide assistir a um filme para combater o desânimo. O filme não tem nada de especial, mas Tertuliano fica completamente envolvido pelo enredo após identificar um dos actores como um sósia seu – na verdade, um sósia de Tertuliano no passado recente. Obcecado pelo que acredita ser o seu duplo, passa a perseguir o actor, numa sequência encadeada por eventos bizarros.

Será Jake Gyllenhaal quem irá interpretar Tertuliano. Pelo título escolhido, An Enemy, a produção deve evidenciar a perseguição e o suspense propostos por Saramago. Gyllenhaal, que tem alternado papéis em blockbusters como Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo e filmes mais sensíveis (mas não menos populares) como O Segredo de Brokeback Mountain, poderá ser uma boa escolha. O director canadiano Denis Villeneuve, por sua vez, dirigiu Incendies - A Mulher que Canta (2011), nomeado para o Oscar de melhor filme em língua estrangeira. An Enemy começa a ser filmado em 2013.

Last but not least, vem por aí a adaptação de O Evangelho Segundo Jesus Cristo, uma das obras mais conhecidas de Saramago. À frente da tarefa, está o realizador de José e Pilar, Miguel Gonçalves Mendes. José Saramago espraia-se no site cinematográfico de referência, imdb.

1 comentário:

Claudia Sousa Dias disse...

O escritor que é valorizado em todo o mundo excepto no país de origem...