29.5.12

Crime e impunidade na Casa Pia #2

Ralph Eugene Meatyard. Untitled. 1961

Durante oito anos, 500 crianças da Casa Pia foram submetidas, sem saberem, a experiências que “nunca tinham sido feitas sequer em animais”. No início do estudo, tinham entre oito e dez anos de idade. As crianças foram utilizadas como cobaias e os responsáveis da Casa Pia não podem alegar desconhecimento.

Acabo de descobrir um «abstract» relativo à pesquisa em causa no Journal of Toxicology Environ Health publicado em Dezembro de 2001.
O título (com link): «Examination of dietary methylmercury exposure in the Casa Pia Study of the health effects of dental amalgams in children».

A palavra "mercúrio" alerta de imediato para eventuais riscos para a saúde. Não é necessário ser um especialista. Bastaria fazer uso de algum bom senso e, acima de tudo, querer bem e proteger.
Usar crianças sob protecção do estado para experiências médicas, explorando a sua situação de carência, é muito grave.  E não podemos banalizar o mal. Tenho dificuldade em acreditar no que leio - não entra no meu universo de possibilidades! E depois, como aceitar o silêncio e impunidade que, sabemos, vão prevalecer?