9.10.09

Nobel da Paz para Barak Obama

E assim se faz História. Nunca este Prémio assumiu uma intenção tão claramente estratégica. A responsabilidade de Obama relativamente à política externa americana (o calcanhar de Aquiles de todas as Administrações, republicanas ou democráticas) é reforçada. numa fase muito inicial do mandato. Os EUA são chamados a liderar o mundo. pensando duas vezes. vinte vezes. antes de tomar qualquer decisão. Na verdade, o Comité Nobel não premeia Obama. condiciona-o duramente. E eu espero que todos os deuses, ao sétimo dia, reconheçam que isso foi bom.

6 comentários:

beijokense disse...

Tens toda a razão, não é um prémio, a intenção é entregar-lhe um presente envenenado.
Eu acho que daí não virá nenhuma consequência especial. Obama quer ser reeleito e, por enquanto, apenas os americanos votam nessa eleição.

Mona Lisa disse...

Olá Rosário

Será que o merece?
Será uma responsabilidade?
Estará à altura?

Espero pelas respostas!

Bjs.

-pirata-vermelho- disse...

Extraordinário tour de force!
Mistificação!


Começo a desistir de manter referências de duração alongada.
As referências terão a duração que for conveniente seja ela qual for, numa perspectiva utilitária, de oportunidade, sem intuito que não seja tecnicista. Deixarãode ser referências.
(Ou deixaram?
Sempre esta dificuldade em conjugar o futuro e o passado)

APC disse...

O prémio terá sido atribuido após termos conhecimento da intenção de Obama em enviar mais 40 mil soldados para o Afeganistão?! Maria, nunca esperei, nem espero, grandes mudanças na política externa americana. Às tanta o bin Laden tem razão: o senhor não passa de um escravo negro que faz o trabalho sujo dos brancos..

tsiwari disse...

Exactamente o que penso sobre o assunto...

© Maria Manuel disse...

não nego a abertura e a diferente postura na política externa (em algumas situações) de Obama em relação ao seu antecessor. mas ele ainda tem pouco tempo de presidência e de acção no mundo. por isso, concordo que a atribuição do prémio só pode ter sido uma estratégia, uma responsabilização directa. (e isso era o factor determinante da atribuição deste prémio ao longo dos anos, era essa a essência do prémio?...)