6.6.09

Parlorama


Segundo o Parlorama.eu, Ilda Figueiredo (CDU), Paulo Casaca (PS), Pedro Guerreiro (CDU), Ana Gomes (PS) e Jamila Madeira (PS) foram os deputados europeus mais activos no conjunto da representação portuguesa no Parlamento Europeu. A nota de cada membro do Parlamento europeu é atribuída em função do número de presenças e do número de actividades desenvolvidas. No cálculo, este último aspecto é valorizado face ao primeiro*. Alguns exemplos:

Ilda Figueiredo é vice-presidente da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais, membro da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros, participou em 93% das sessões plenárias, apresentou 17 questões para debate, 461 questões escritas, 9 opiniões, 2 declarações escritas, 7 relatórios, 48 moções.

Paulo Casaca não consta da actual lista de candidatos mas, enquanto foi deputado europeu, integrou três comissões (Orçamentos, Pescas, Relações com o Irão), participou em 93% das sessões plenárias, apresentou 5 questões para debate, 225 questões escritas, 2 opiniões, 9 declarações escritas, 7 relatórios, 22 moções.
O desempenho de Vital Moreira, logo veremos. Já
Edite Estrela é a número dois da lista socialista apesar de Ana Gomes, Jamila Madeira, Elisa Ferreira, Emanuel Jardim Fernandes, Capoulas dos Santos ou Manuel dos Santos terem ficado melhor posicionados no «ranking dos deputados portugueses no PE». Na verdade, dos candidatos que se mantêm na lista do PS, só Armando França e Joel Hasse Ferreira apresentam índices de actividade (bastante!) inferiores aos de Edite Estrela. Como pode Joel Hasse apresentar-se na lista à frente de Jamila Madeira? (sendo que Armando França deve voltar a Ovar, de onde não deveria ter saído)

Dos actuais 7 eurodeputados social-democratas, só Carlos Coelho se mantém. A renovação era urgente se tomarmos em consideração as notas obtidas pelos seus colegas (excepção: Vasco Graça Moura). A lista que os conselheiros nacionais do PSD aprovaram tem como quatro primeiros nomes Paulo Rangel, Carlos Coelho, Graça Carvalho e Mário David. Regina Bastos, actual presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, é a 7ª da lista, estando assim numa posição elegível (dizem que por cá não vai deixar saudades). Para além de Carlos Coelho, não há dados para antecipar o que será a prestação dos representantes portugueses na ala PPE-DE. Pelo CDS-PP, (também) saiem José Ribeiro e Castro e Luís Queiró; vamos ver se entra Nuno Melo.

Miguel Portas, do BE, é membro da Comissão dos Negócios Estrangeiros, participou em 74% das sessões plenárias, apresentou 5 questões para debate, 3 opiniões e uma declaração (Gaza, Guantanamo) , um relatório sobre a integração dos imigrantes na Europa, através de escolas e de um ensino multilingue. Integra o grupo GUE (Gauche Unitaire Européenne)/NGL com os representantes da CDU. Seria bom se levasse a número 2 da lista do BE consigo, Marisa Matias.

Não baseamos as nossas escolhas políticas nestes dados - quantitativos e qualitativos (uma vez que é possível lermos, on line, o conteúdo das questões e relatórios). Mas eles são importantes para aprofundar o nosso conhecimento sobre a actividade dos deputados europeus e, dessa forma, sobre os debates e resoluções do PE. que parecem tão distantes do nosso quotidiano, mas não estão. ou seja, excelente para acabar com as ideias fixas.


Sugestão: replicar o modelo e divulgar o registo de presenças e actividades dos deputados na Assembleia da República. para acabar com as práticas fixas.



* Ficha técnica sobre o processo de classificação dos eurodeputados, que inclui uma nota de presença, uma nota de actividade e a soma de ambas (nota geral, aplicando o coeficiente de 1 à n. de presença e o coeficiente de 2 à n. de actividade): aqui.


[Imagem: René Magritte. L'Idée fixe. 1928. Oil on canvas. 81 x 116 cm]

Sem comentários: