19.1.07

Jornalismo e blogosfera

Quem viu o último Clube de Jornalistas (RTP2) pôde perceber nas opiniões do director-adjunto do DN, João Morgado Fernandes, um enorme desconforto, quase temor, em relação à web como canal emissor de informação. A necessidade de defender o estatuto do jornalista, de erguer o código deontológico, etc. sobrepôs-se a uma visão mais abrangente da blogosfera e do potencial da Web 2.0. No mesmo debate estiveram presentes Paulo Querido e Rogério Santos. Gostei particularmente de ouvir o autor do Indústrias Culturais. Mais uma vez, não exactamente sobre a Web 2.0. Dizia ele que vivemos numa sociedade de abundância, mas que não existem canais intermédios que orientem sobre as melhores escolhas. A partir de uma pesquisa no Google sobre a palavra Kant, referia, podemos obter milhares de textos. Mas como saber qual é o melhor? Quem pode enquadrar, reflectir com mais profundidade sobre a enorme quantidade de informação disponível, fazer a mediação necessária?
Rogério Gomes concluía que esse deveria ser o papel dos jornais, a grande missão da imprensa escrita.


Andava eu a pensar neste assunto e eis que encontro mais um blogue de um jornalista, Olavo Aragão. Decididamente, a relação entre o jornalismo e a net, ou mais especificamente, entre o jornalismo e a blogosfera, constitui tema para muitos debates. No seu Freelance, Olavo Aragão reune alguns bons artigos (ou posts?) sobre esta matéria. (E quem dizia que a blogosfera não pode existir sem links...?) Vão até !


Adenda: No blogue de João Morgado Fernandes, french kissin', encontrei uma resposta às críticas que lhe têm sido feitas. Viva o direito ao contraditório!

Adenda II: Não, caro João Morgado Fernandes, eu não odeio os jornalistas, pelo contrário, respeito o seu trabalho e atribuo (em geral) mais credibilidade às notícias veiculadas pelos jornais do que às que correm pela blogosfera. Gostaria mesmo de perceber maior distância e mais sentido crítico nas leituras que fazemos na blogosfera. É relativamente fácil a manipulação. Lembro-me de um suposto novo logotipo da Casa Pia gerar imensos comentários indignados... e na verdade tratava-se de uma colagem.
Se neste post leu "ódio aos jornalistas", não se admire que tenha transmitido "desconforto, quase temor, em relação à web" no Clube de Jornalistas. Pode ser questão de estilo, mas exacerba tudo, comportamentos e impressões. E, como telespectadora, permita-me manter a opinião, a minha, de que foi redutor quando se referiu à web 2.0. O conceito da wikipédia, o You Tube, casos que referiu, merecem ser discutidos para além da questão do rigor da informação. Enfim, como anda nisto "há uma data de anos" sabe melhor que eu. Mas, naquele dia, esqueceu-se.

1 comentário:

peciscas disse...

Há silêncios que, de facto, não se explicam.
Mas a blogosfera, pouco a pouco, vai-se tornando uma forma alternativa de informação, que, diz quem sabe, no futuro terá um peso cada vez maior nesta área.