23.6.06

Mundial #13

FRANCA - TOGO

Eu sei que o ZIDANE e tal, pois, até tem um site só para ele,... mas face à História do Togo, o que vale uma suspensão! Nada que sensibilize o meu Jules, é claro! ;)

HISTÓRIA DO TOGO
Séc. XV - Chegada dos portugueses. As tribos instalam-se ao longo da costa, vêm de diferentes países, os Ewé do Nigéria e do Benim, os Mina e os Guin do Gana.
Séc. XVI - Início do tráfico de escravos. Várias tribos, nomeadamente os Mina, penetram no interior do país a soldo dos europeus, para comprar escravos Kabyé e de outras tribos do Norte.
1884 - Os Alemães fazem um acordo com um chefe local, o rei Mlapa III, e desenvolvem as culturas do cacau, café e algodão, dotando o Togo da melhor infraestrutura do género em África.
1918 - A Alemanha capitula na Primeira Guerra Mundial, Lomé passa a ser inglesa.
1919 - A França, sob mandato da Sociedade das Nações, passa a deter dois terços da anterior colónia alemã (correspondente ao actual Togo); o outro terço é recuperado pela Grã-Bretanha. A tribo dos Mina torna-se predominante. Por outro lado, os Ewé ficam divididos pelas duas potências.
1946 - O Togo francês e o Togo britânico tornam-se territórios sob a tutela da ONU.
1960 - Proclamação da independência do Togo francês a 27 de Abril.
1963 - Golpe de estado. O primeiro presidente togolês, Sylvanus Olympio, é afastado, o seu cunhado Nicolas Grunitzky assume o comando.
1967 - Novo golpe de estado. O exército toma o poder sob a direcção do jovem tenente-coronel Gnassingbé Eyadéma.
1969 - Nascimento da União do Povo Togolês (RPT), partido único que elege o presidente Eyadéma.
1974 - O avião do presidente Eyadéma cai no Sara-Kawa, a norte do país. O presidente escapa são e salvo mas a responsabilidade do acidente é imputada aos meios financeiros "imperialistas". Nacionalização das minas de fosfato, novo símbolo do desenvolvimento industrial do país.
1980 - Recessão, após vários anos de crescimento económico.
1986 - Tentativa de golpe de estado. Treze atacantes são mortos.
1990-1997 - Debaixo de grande pressão internacional, Eyadéma aceita uma transição para uma democracia fundada no multipartidarismo. Período de motins e agitação. Centenas de milhares de togoleses refugiam-se no Gana e em Benim.
1998 - Eleição (contestada) do presidente Eyadéma (52% dos votos) para um mandato de cinco anos. Relatório assustador da Amnistia Internacional sobre a situação do país. A Federação Internacional dos Direitos do Homem publica um relatório que qualifica o Togo como "uma ilusão de semi-democracia".
2002 - As eleições legislativas ficam marcadas pelo boicote da oposição. A União do Povo Togolês (RPT) vence, obtendo 72 dos 81 lugares da Assembleia Nacional.
2005 - Morte de Gnassingbé Eyadéma a 5 de Fevereiro (após 38 anos seguidos de presidência). O exército entrega o poder ao seu filho, Faure Gnassingbé Eyadéma. A 25 de Fevereiro, a legalidade constitucional é reposta com a demissão de Faure. Novas eleições presidenciais a 24 de Abril. O chefe da oposição Emmanuel Bob Akitani contesta o resultado das eleições e declara-se vencedor com 70% dos votos. Mas o anúncio oficial dos resultados declara Faure Gnassingbé Eyadema como o presidente eleito. Pouco depois deste anúncio rebenta uma onda de confrontos que provocará cerca de 1000 mortes.
A 3 de Maio Faure Gnassingbé Eyadema faz juramento e afirma que se irá centrar «na promoção do desenvolvimento, do bem comum, da paz e da unidade nacional».

Fontes: Wikipédia e Togo Histoire

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom eu nao assisto muito futbol, mas quando é jogo do mundial nao perco um... sou brasileira e morei la 7 anos, mas estou morando em Portugal adivinha a kuanto tempo... 7 anos uhahuahuahu to super dividida ne?

Bom, tenho uma dica para voce!
http:\\ataquedasgalinhas.zip.net
Blog da minha peça de teatro ainda muito imcompleta mas que em breve com a ajuda de todos irá se tornar um cantinho muito agradavel.
Nele podemos encontrar uma fotonovela (1º capitulo foi ao ar ontem), noticias sobre a peça e suas autoras e actrizes, sempre que possivel videos e muito mais!
Esperamos la por voce!

:::Equipe Ataque das Galinhas:::